REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE EVASÃO ESCOLAR NA EJA: INVESTIGANDO A RECENTE PRODUÇÃO BRASILEIRA (2018-2023)
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116155 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 319 "inscrito_id" => 1826 "titulo" => "REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE EVASÃO ESCOLAR NA EJA: INVESTIGANDO A RECENTE PRODUÇÃO BRASILEIRA (2018-2023)" "resumo" => "O presente trabalho apresenta resultados iniciais da pesquisa em andamento que tem por objetivo geral compreender fatores que tem influenciado o aumento da evasão escolar no público da EJA, em especial, após o retorno às atividades escolares pós pandemia da COVID-19, com vistas a propor estratégias pedagógicas que contribuam para a diminuição da evasão escolar no curso de EJA oferecido por uma IES, como um projeto extensionista, para a comunidade localizada no seu entorno. Especificamente, neste texto, são apresentados alguns resultados do levantamento bibliográfico de caráter exploratório, realizado com o objetivo de mapear os aspectos que têm sido articulados sobre o tema da evasão escolar na EJA, pela recente produção de pesquisas no Brasil. O texto é desenvolvido considerando a perspectiva de Bogdan e Biklen (1994) para a realização dos levantamentos exploratórios e se constitui em uma revisão integrativa a partir de Rodrigues, Sachinski e Martins (2022). O levantamento identificou no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, 26 dissertações defendidas, no período compreendido entre 2018 a 2023, que investigam aspectos relativos à evasão escolar na EJA. A análise da recente produção de pesquisas aponta que a maioria dos estudos estabelece associação entre o fenômeno da evasão escolar e fracasso escolar, em especial na EJA, associada à vivência da reprovação e repetência no ensino regular, caracterizando-se como um fenômeno multifacetado. Sendo entendido, portanto, como um grande problema para a concretização do direito à educação, assegurado pela legislação brasileira." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1826_TB319_26082024223216.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VERONICA RODRIGUES DA FONSECA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mvrf35@yahoo.com.br" "autor_ies" => "FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS SOUZA MARQUES (FFCLSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116155 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 319 "inscrito_id" => 1826 "titulo" => "REVISÃO INTEGRATIVA SOBRE EVASÃO ESCOLAR NA EJA: INVESTIGANDO A RECENTE PRODUÇÃO BRASILEIRA (2018-2023)" "resumo" => "O presente trabalho apresenta resultados iniciais da pesquisa em andamento que tem por objetivo geral compreender fatores que tem influenciado o aumento da evasão escolar no público da EJA, em especial, após o retorno às atividades escolares pós pandemia da COVID-19, com vistas a propor estratégias pedagógicas que contribuam para a diminuição da evasão escolar no curso de EJA oferecido por uma IES, como um projeto extensionista, para a comunidade localizada no seu entorno. Especificamente, neste texto, são apresentados alguns resultados do levantamento bibliográfico de caráter exploratório, realizado com o objetivo de mapear os aspectos que têm sido articulados sobre o tema da evasão escolar na EJA, pela recente produção de pesquisas no Brasil. O texto é desenvolvido considerando a perspectiva de Bogdan e Biklen (1994) para a realização dos levantamentos exploratórios e se constitui em uma revisão integrativa a partir de Rodrigues, Sachinski e Martins (2022). O levantamento identificou no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES, 26 dissertações defendidas, no período compreendido entre 2018 a 2023, que investigam aspectos relativos à evasão escolar na EJA. A análise da recente produção de pesquisas aponta que a maioria dos estudos estabelece associação entre o fenômeno da evasão escolar e fracasso escolar, em especial na EJA, associada à vivência da reprovação e repetência no ensino regular, caracterizando-se como um fenômeno multifacetado. Sendo entendido, portanto, como um grande problema para a concretização do direito à educação, assegurado pela legislação brasileira." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID1826_TB319_26082024223216.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA VERONICA RODRIGUES DA FONSECA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "mvrf35@yahoo.com.br" "autor_ies" => "FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS SOUZA MARQUES (FFCLSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }