Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

ENTRE A CRENÇA E A DÚVIDA: UM CASO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA NO ENSINO DE JOGOS DE LUTAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)
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A reflexão promovida pela comunidade de prática entre docentes e pesquisadores evidenciou a necessidade de equilibrar segurança e inclusão através de uma melhor organização dos espaços e recursos disponíveis. Conclui-se que um processo formativo deve estimular os docentes a duvidarem de suas próprias crenças em prol da mudança de suas condutas docentes, a favor de uma linguagem da movimentação mais inclusiva e favorável à semiose.Trata-se de uma pesquisa-ação que explorou como três professores de Educação Física de escolas públicas do Sul de Minas Gerais conduziram uma experiência de ens" "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID2436_TB508_09102024112212.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELLYAS JUNIO CAMPOS MARIANO" "autor_nome_curto" => "HELLYAS" "autor_email" => "hellyas.junio@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS (IF SUL DE MINAS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116279 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 508 "inscrito_id" => 2436 "titulo" => "ENTRE A CRENÇA E A DÚVIDA: UM CASO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COLABORATIVA NO ENSINO DE JOGOS DE LUTAS" "resumo" => "Trata-se de uma pesquisa-ação que explorou como três professores de Educação Física de escolas públicas do Sul de Minas Gerais conduziram uma experiência de ensino em lutas. 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Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Trata-se de uma pesquisa-ação que explorou como três professores de Educação Física de escolas públicas do Sul de Minas Gerais conduziram uma experiência de ensino em lutas. Os resultados revelaram que a restrição à participação simultânea dos alunos nos jogos de luta foi motivada pela preocupação dos professores com a segurança dos alunos, o que limitou a aprendizagem estudantil. A reflexão promovida pela comunidade de prática entre docentes e pesquisadores evidenciou a necessidade de equilibrar segurança e inclusão através de uma melhor organização dos espaços e recursos disponíveis. Conclui-se que um processo formativo deve estimular os docentes a duvidarem de suas próprias crenças em prol da mudança de suas condutas docentes, a favor de uma linguagem da movimentação mais inclusiva e favorável à semiose.

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