Este painel congrega pesquisas à luz dos debates sobre inclusão, adaptação de currículo, didática e prática de ensino que contemplam diversidades, desigualdades e territórios educativos. O primeiro aborda a autonomia de alunos com deficiência visual por meio do ciberespaço considerando o uso de tecnologias assistivas. Fez uso de estudo qualitativo e exploratório, baseado em um levantamento bibliográfico nas bases de dados: Portal de Periódicos, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES; e Google Acadêmico. Constatou-se que espaços virtuais permitem a produção, a coexistência, a colaboração e a cooperação entre todos, possibilitando a transposição de barreiras sensoriais e psicológicas. O segundo artigo analisou a reprovação escolar, enquanto prática educativa, uma vez que tem sido objeto de intensos debates acadêmicos e políticos. A pesquisa realizada durante a pandemia de COVID-19, partiu dos dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, e site Qedu, apontou que a reprovação é frequente no 6º ano do ensino fundamental, afetando principalmente alunos pretos, pardos e indígenas nas escolas públicas. Enfatiza a importância do uso de dados educacionais abertos pelos atores escolares para uma análise detalhada do fluxo escolar, na busca pela compreensão do fenômeno e para a construção conjunta de políticas e de práticas escolares associadas à melhoria. O terceiro artigo analisou a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação através de narrativas de professores de São Gonçalo/RJ sobre o uso das tecnologias digitais. Constatou-se a necessidade de práticas que considerassem a perspectiva do aluno no processo.