Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

FORMAÇÃO E ATENDIMENTO À DIVERSIDADE: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Palavra-chaves: , , , , Painel Saberes da Didática, diversidades, desigualdades e territórios educativos
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Para que a inclusão aconteça são necessárias mudanças e efetivações nas políticas públicas, nos projetos pedagógicos de cursos, nos currículos, nas formações de professores, na utilização de recursos, estratégias e metodologias que oportunizem uma prática educativa colaborativa que atenda às necessidades dos estudantes e proporcione o desenvolvimento dos estudantes com deficiência e com necessidades educacionais especiais em todos os níveis e modalidades de ensino. Neste sentido, os estudos propuseram analisar a matriz curricular do curso de licenciatura em Química para observar as propostas de formação para a diversidade; averiguar se as escolas regulares oferecem um ensino inclusivo, em especial, para os estudantes surdos e, por fim, destacar a prática de um ensino colaborativo nas escolas do município de Iporá. As metodologias utilizadas foram análise documental, levantamento bibliográfico, pesquisa aplicada e exploratória. Os resultados indicaram que as organizações curriculares do curso de licenciatura apresentam propostas no que se refere a formação para a diversidade, porém com ênfase na formação específica. Indicam ainda que existem poucos estudos sobre planejamento e estratégias de ensino para surdos, principalmente na área da matemática e, também, reforçam a importância do trabalho colaborativo para oportunizar e efetivar o desenvolvimento acadêmico dos estudantes com deficiência e com necessidades educacionais especiais de forma democrática, reflexiva e inclusiva.A Educação Inclusiva objetiva propiciar condições equânimes para que todos possam se desenvolver e participar dos processos de ensino-aprendizagem, sem preconce" "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, diversidades, desigualdades e territórios educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID2485_TB540_21092024190807.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISANGELA LELES LAMONIER" "autor_nome_curto" => "Elisangela Lele" "autor_email" => "elisangela.leles@ifgoiano.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116308 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 540 "inscrito_id" => 2485 "titulo" => "FORMAÇÃO E ATENDIMENTO À DIVERSIDADE: DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "resumo" => "A Educação Inclusiva objetiva propiciar condições equânimes para que todos possam se desenvolver e participar dos processos de ensino-aprendizagem, sem preconceito e discriminação. 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Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

A Educação Inclusiva objetiva propiciar condições equânimes para que todos possam se desenvolver e participar dos processos de ensino-aprendizagem, sem preconceito e discriminação. A inclusão escolar é fundamental e de responsabilidade do governo, da comunidade escolar, da família e da sociedade. Para que a inclusão aconteça são necessárias mudanças e efetivações nas políticas públicas, nos projetos pedagógicos de cursos, nos currículos, nas formações de professores, na utilização de recursos, estratégias e metodologias que oportunizem uma prática educativa colaborativa que atenda às necessidades dos estudantes e proporcione o desenvolvimento dos estudantes com deficiência e com necessidades educacionais especiais em todos os níveis e modalidades de ensino. Neste sentido, os estudos propuseram analisar a matriz curricular do curso de licenciatura em Química para observar as propostas de formação para a diversidade; averiguar se as escolas regulares oferecem um ensino inclusivo, em especial, para os estudantes surdos e, por fim, destacar a prática de um ensino colaborativo nas escolas do município de Iporá. As metodologias utilizadas foram análise documental, levantamento bibliográfico, pesquisa aplicada e exploratória. Os resultados indicaram que as organizações curriculares do curso de licenciatura apresentam propostas no que se refere a formação para a diversidade, porém com ênfase na formação específica. Indicam ainda que existem poucos estudos sobre planejamento e estratégias de ensino para surdos, principalmente na área da matemática e, também, reforçam a importância do trabalho colaborativo para oportunizar e efetivar o desenvolvimento acadêmico dos estudantes com deficiência e com necessidades educacionais especiais de forma democrática, reflexiva e inclusiva.

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