Este painel tem como objetivo pensar a educação e escola do século XXI, a fim de refletir sobre desafios e possibilidades para uma educação de fato democrática. Desse modo, trazemos a discussão a partir de três perspectivas: o movimento das Escolas Democráticas, como uma alternativa para se pensar uma escola outra; uma análise da Base Nacional Comum Curricular à luz da matemática crítica; e as considerações da Lei Brasileira de Inclusão quanto a disponibilização de acessibilidade aos processos de avaliação das aprendizagens. O primeiro trabalho reflete sobre as possibilidades de Escolas Democráticas existirem enquanto uma alternativa para se pensar uma educação outra para o Brasil que não a escola tradicional de massas do século XIX. Já o segundo trabalho dedica-se a uma análise documental da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de Matemática nos anos iniciais, com o objetivo de verificar se tal dispositivo curricular tem aproximações ou distanciamentos de uma Educação Matemática Crítica. E, por último, o terceiro trabalho discute o papel da avaliação educacional considerando a perspectiva da Lei Brasileira de Inclusão, no que tange à necessidade de garantir equidade de ações pedagógicas para promover efetivamente inclusão escolar e aprendizagem do público da Educação Especial e Inclusiva.