A EDUCAÇÃO PARA AS CRIANÇAS: COMPONENTES PARA A ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116297 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 529 "inscrito_id" => 1389 "titulo" => "A EDUCAÇÃO PARA AS CRIANÇAS: COMPONENTES PARA A ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA" "resumo" => "Este painel tem como objetivo discutir os componentes da atividade pedagógica promotora do desenvolvimento omnilateral das crianças da Educação Infantil e Anos iniciais, a partir de referenciais marxistas como a Teoria Histórico-Cultural, a Teoria da Atividade e a Pedagogia Histórico-Crítica. O primeiro texto,“A concepção de avaliação na educação infantil à luz da teoria histórico-cultural: limites e perspectivas dos trabalhos acadêmicos”, apresenta a análise de 4 (quatro) pesquisas sobre o processo de avaliação na Educação Infantil, sendo duas teses e duas dissertações, com o objetivo de compreender como a avaliação é discutida em cada uma delas. O segundo texto, “A organização do ensino promotor do desenvolvimento – as possibilidades da atividade orientadora de ensino”, analisa a relação entre desenvolvimento humano, aprendizagem e ensino, enfatizando a importância da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) como mediadora no processo educativo. O terceiro texto deste Painel, “Educação Infantil em formação: ações didático-pedagógicas relatos da articulação entre a teoria e a prática”, discute uma proposta de um curso de formação para professores da Educação Infantil, em um município do Oeste do Paraná. Em cada um dos textos apresentados destaca-se um componente da atividade pedagógica: a avaliação, o planejamento e a atividade principal da criança, demonstrando a importância de pensar uma organização de ensino intencional e fundamentada teórica e metodologicamente para a promoção do desenvolvimento das crianças. Acreditamos que essas discussões contribuirão para pensar a relação entre ensino e aprendizagem, contribuindo para o processo de humanização em instituições de ensino voltadas ao atendimento às crianças." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1389_TB529_30082024163641.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA DAMASCO UMBELINO" "autor_nome_curto" => "JANAINA" "autor_email" => "janadumbelino@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116297 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 529 "inscrito_id" => 1389 "titulo" => "A EDUCAÇÃO PARA AS CRIANÇAS: COMPONENTES PARA A ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA" "resumo" => "Este painel tem como objetivo discutir os componentes da atividade pedagógica promotora do desenvolvimento omnilateral das crianças da Educação Infantil e Anos iniciais, a partir de referenciais marxistas como a Teoria Histórico-Cultural, a Teoria da Atividade e a Pedagogia Histórico-Crítica. O primeiro texto,“A concepção de avaliação na educação infantil à luz da teoria histórico-cultural: limites e perspectivas dos trabalhos acadêmicos”, apresenta a análise de 4 (quatro) pesquisas sobre o processo de avaliação na Educação Infantil, sendo duas teses e duas dissertações, com o objetivo de compreender como a avaliação é discutida em cada uma delas. O segundo texto, “A organização do ensino promotor do desenvolvimento – as possibilidades da atividade orientadora de ensino”, analisa a relação entre desenvolvimento humano, aprendizagem e ensino, enfatizando a importância da Atividade Orientadora de Ensino (AOE) como mediadora no processo educativo. O terceiro texto deste Painel, “Educação Infantil em formação: ações didático-pedagógicas relatos da articulação entre a teoria e a prática”, discute uma proposta de um curso de formação para professores da Educação Infantil, em um município do Oeste do Paraná. Em cada um dos textos apresentados destaca-se um componente da atividade pedagógica: a avaliação, o planejamento e a atividade principal da criança, demonstrando a importância de pensar uma organização de ensino intencional e fundamentada teórica e metodologicamente para a promoção do desenvolvimento das crianças. Acreditamos que essas discussões contribuirão para pensar a relação entre ensino e aprendizagem, contribuindo para o processo de humanização em instituições de ensino voltadas ao atendimento às crianças." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Básica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1389_TB529_30082024163641.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA DAMASCO UMBELINO" "autor_nome_curto" => "JANAINA" "autor_email" => "janadumbelino@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }