PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A UTILIDADE DA MATEMÁTICA NO COTIDIANO
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11818 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 187 "inscrito_id" => 1064 "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A UTILIDADE DA MATEMÁTICA NO COTIDIANO" "resumo" => "Apesar dos estudos sobre o ensino da Matemática já preconizarem a sua relação com o cotidiano dos estudantes, na Educação Básica, ainda são frequentes aulas descontextualizadas, voltadas apenas ao cálculo e à utilização de símbolos. Verifica-se que não há problematizações para levar os aprendizes à reflexão, a relacionar o estudo matemático com acontecimentos do seu dia a dia. Por isto, este trabalho teve como objetivo investigar se os alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Médio percebem que a matemática está relacionada ao seu cotidiano, apresentando-se nos objetos e/ou em situações diversas e que tem relação com a matemática da escola. Era preciso saber a relação que os alunos estabelecem, mesmo que implicitamente, entre a matemática aprendida em sala de aula e a matemática presente na vida diária. Com a pesquisa pretende-se colaborar para que os docentes possam cada vez mais procurar conectar esta ciência com a vivência extra sala de aula de seus educandos para que estes possam aprender melhor a matemática na escola, bem como possam utilizá-la de maneira mais útil em situações reais de suas vidas. A instituição de ensino investigada foi uma escola pública municipal da cidade de Frei Miguelinho/PE, onde os estudantes tiveram que responder a um questionário com 5 questões abertas, podendo expor suas opiniões sobre uma possível presença da matemática em alguns objetos e/ou situações do dia a dia. Chegou-se à conclusão de que os alunos não só percebem a presença da matemática nos objetos e/ou situações perguntados como também conseguem relacioná-los, de modo implícito, com a matemática aprendida na escola. Quanto às opiniões nas perguntas, foram apresentadas exemplificações provando a presença da matemática nas situações diárias distintas e enriquecidas de detalhes, fornecendo índices que comprovam suas percepções. Sem o conhecimento escolar sobre a matemática, não seria possível identificar e nomear os fenômenos matemáticos conforme aconteceu. Porém, para que os estudantes possam relacionar explicitamente a matemática da escola e a matemática do cotidiano é preciso um trabalho pedagógico mais consciente e relacionado às experiências dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA DA ESCOLA E DO COTIDIANO, PERSPECTIVA DOS ALUNOS, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA10_ID1064_01072015010822.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN MARTINS DE ARRUDA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JEAN MARTINS" "autor_email" => "martinsarruda57@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11818 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 187 "inscrito_id" => 1064 "titulo" => "PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE A UTILIDADE DA MATEMÁTICA NO COTIDIANO" "resumo" => "Apesar dos estudos sobre o ensino da Matemática já preconizarem a sua relação com o cotidiano dos estudantes, na Educação Básica, ainda são frequentes aulas descontextualizadas, voltadas apenas ao cálculo e à utilização de símbolos. Verifica-se que não há problematizações para levar os aprendizes à reflexão, a relacionar o estudo matemático com acontecimentos do seu dia a dia. Por isto, este trabalho teve como objetivo investigar se os alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Médio percebem que a matemática está relacionada ao seu cotidiano, apresentando-se nos objetos e/ou em situações diversas e que tem relação com a matemática da escola. Era preciso saber a relação que os alunos estabelecem, mesmo que implicitamente, entre a matemática aprendida em sala de aula e a matemática presente na vida diária. Com a pesquisa pretende-se colaborar para que os docentes possam cada vez mais procurar conectar esta ciência com a vivência extra sala de aula de seus educandos para que estes possam aprender melhor a matemática na escola, bem como possam utilizá-la de maneira mais útil em situações reais de suas vidas. A instituição de ensino investigada foi uma escola pública municipal da cidade de Frei Miguelinho/PE, onde os estudantes tiveram que responder a um questionário com 5 questões abertas, podendo expor suas opiniões sobre uma possível presença da matemática em alguns objetos e/ou situações do dia a dia. Chegou-se à conclusão de que os alunos não só percebem a presença da matemática nos objetos e/ou situações perguntados como também conseguem relacioná-los, de modo implícito, com a matemática aprendida na escola. Quanto às opiniões nas perguntas, foram apresentadas exemplificações provando a presença da matemática nas situações diárias distintas e enriquecidas de detalhes, fornecendo índices que comprovam suas percepções. Sem o conhecimento escolar sobre a matemática, não seria possível identificar e nomear os fenômenos matemáticos conforme aconteceu. Porém, para que os estudantes possam relacionar explicitamente a matemática da escola e a matemática do cotidiano é preciso um trabalho pedagógico mais consciente e relacionado às experiências dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "MATEMÁTICA DA ESCOLA E DO COTIDIANO, PERSPECTIVA DOS ALUNOS, PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA10_ID1064_01072015010822.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN MARTINS DE ARRUDA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JEAN MARTINS" "autor_email" => "martinsarruda57@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }