Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A IMPORTÂNCIA DA POESIA NA FORMAÇÃO DE LEITORES

Palavra-chaves: POESIA, LEITURA, FORMAÇÃO DO LEITOR Comunicação Oral (CO) Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11515
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 208
    "inscrito_id" => 618
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA POESIA NA FORMAÇÃO DE LEITORES"
    "resumo" => "A presente pesquisa tem como objeto investigar a importância da poesia na formação de leitores do ensino fundamental. Traçou-se como problema, reconhecer como a poesia auxilia os alunos a se tornarem leitores. O trabalho apresenta argumentações teóricas estruturada nos autores: Orlandi (1983), PCNs (1997, 2001, 2002), Freire (1993), Pinheiro (2007), Abramovich (1997), dentre outros que enfocam assuntos relacionados ao tema. Da mesma forma, para tornar concreto este estudo, foi realizada uma pesquisa ação a respeito da literatura poética na prática pedagógica em uma turma de uma Escola de Ensino Fundamental. Esta pesquisa teve como objetivo estabelecer a relação entre a motivação e o hábito da leitura poética, avaliando como se dá o encontro dos alunos com a poesia, em especial as poesias de Cecília Meireles e Vinicius de Moraes. Demonstrou-se que o incentivo à leitura poética, envolve os alunos e desperta diversos interesses e emoções, ampliando sua visão de mundo. Além disso, leva a novas descobertas e contribui para o desenvolvimento da oralidade.  Conclui-se que a poesia deve estar presente no cotidiano escolar. Destacando-se a importância do educador levar a poesia ao encontro do aluno, conhecendo-a, sendo motivador do hábito da leitura, transmitindo interesses, a partir do assunto de curiosidade da turma, abrindo as portas deste mundo tão encantador, deixando os alunos fascinados e sedentos por novas leituras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "POESIA, LEITURA, FORMAÇÃO DO LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID618_01072015122829.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDYANE  CRISTINA GALDINO LEAL"
    "autor_nome_curto" => "LIDYANE CRISTINA"
    "autor_email" => "lidyanecristinagl@hotmail"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11515
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 208
    "inscrito_id" => 618
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA POESIA NA FORMAÇÃO DE LEITORES"
    "resumo" => "A presente pesquisa tem como objeto investigar a importância da poesia na formação de leitores do ensino fundamental. Traçou-se como problema, reconhecer como a poesia auxilia os alunos a se tornarem leitores. O trabalho apresenta argumentações teóricas estruturada nos autores: Orlandi (1983), PCNs (1997, 2001, 2002), Freire (1993), Pinheiro (2007), Abramovich (1997), dentre outros que enfocam assuntos relacionados ao tema. Da mesma forma, para tornar concreto este estudo, foi realizada uma pesquisa ação a respeito da literatura poética na prática pedagógica em uma turma de uma Escola de Ensino Fundamental. Esta pesquisa teve como objetivo estabelecer a relação entre a motivação e o hábito da leitura poética, avaliando como se dá o encontro dos alunos com a poesia, em especial as poesias de Cecília Meireles e Vinicius de Moraes. Demonstrou-se que o incentivo à leitura poética, envolve os alunos e desperta diversos interesses e emoções, ampliando sua visão de mundo. Além disso, leva a novas descobertas e contribui para o desenvolvimento da oralidade.  Conclui-se que a poesia deve estar presente no cotidiano escolar. Destacando-se a importância do educador levar a poesia ao encontro do aluno, conhecendo-a, sendo motivador do hábito da leitura, transmitindo interesses, a partir do assunto de curiosidade da turma, abrindo as portas deste mundo tão encantador, deixando os alunos fascinados e sedentos por novas leituras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Teoria e prática no ensino de língua portuguesa: unindo escola e sociedade"
    "palavra_chave" => "POESIA, LEITURA, FORMAÇÃO DO LEITOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA9_ID618_01072015122829.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIDYANE  CRISTINA GALDINO LEAL"
    "autor_nome_curto" => "LIDYANE CRISTINA"
    "autor_email" => "lidyanecristinagl@hotmail"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

A presente pesquisa tem como objeto investigar a importância da poesia na formação de leitores do ensino fundamental. Traçou-se como problema, reconhecer como a poesia auxilia os alunos a se tornarem leitores. O trabalho apresenta argumentações teóricas estruturada nos autores: Orlandi (1983), PCNs (1997, 2001, 2002), Freire (1993), Pinheiro (2007), Abramovich (1997), dentre outros que enfocam assuntos relacionados ao tema. Da mesma forma, para tornar concreto este estudo, foi realizada uma pesquisa ação a respeito da literatura poética na prática pedagógica em uma turma de uma Escola de Ensino Fundamental. Esta pesquisa teve como objetivo estabelecer a relação entre a motivação e o hábito da leitura poética, avaliando como se dá o encontro dos alunos com a poesia, em especial as poesias de Cecília Meireles e Vinicius de Moraes. Demonstrou-se que o incentivo à leitura poética, envolve os alunos e desperta diversos interesses e emoções, ampliando sua visão de mundo. Além disso, leva a novas descobertas e contribui para o desenvolvimento da oralidade. Conclui-se que a poesia deve estar presente no cotidiano escolar. Destacando-se a importância do educador levar a poesia ao encontro do aluno, conhecendo-a, sendo motivador do hábito da leitura, transmitindo interesses, a partir do assunto de curiosidade da turma, abrindo as portas deste mundo tão encantador, deixando os alunos fascinados e sedentos por novas leituras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.