O presente painel propõe-se a reunir pesquisas em favor da legitimação dos saberes produzidos e mobilizados pelos professores em diferentes contextos com enfoque para o protagonismo docente visando o fortalecimento do movimento de profissionalização do ensino e o reconhecimento da prática como campo de investigação e reflexão. Tal proposição norteou os três trabalhos propostos, fundamentados em autores da vertente da epistemologia da prática e do campo da profissionalização do ensino, por meio de estudos exploratórios descritivos, Neste sentido, o primeiro trabalho aborda os Mestrados Profissionais em Educação de quatro instituições do Estado de São Paulo, sob a ótica de seus participantes buscando compreender as potencialidades formativas desses programas para o fortalecimento do processo de profissionalização do ensino; o segundo investiga a prática profissional e os saberes docentes das professoras de educação infantil na pandemia e o terceiro analisa a compreensão dos professores sobre a avaliação da aprendizagem abordada no processo de formação inicial e os saberes resultantes desse processo na atuação profissional. Os resultados apontam para a valorização dos professores como protagonistas de seu saber-fazer e mobilizadores de saberes; a importância da articulação entre conhecimento acadêmico e conhecimento profissional; a valorização da formação do professor pesquisador da própria prática; a ressignificação da prática, resultando em partilha e empatia, configurando-se como uma nova identidade profissional para a categoria docente e, portanto, o fortalecimento do movimento de profissionalização docente.