PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES: CAMINHOS DO COMPARTILHAR
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116344 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 587 "inscrito_id" => 2549 "titulo" => "PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES: CAMINHOS DO COMPARTILHAR" "resumo" => "O presente painel apresenta resultados de diferentes pesquisas, desenvolvidas em estados de três regiões brasileiras (RS, ES e RN), com o intuito de discutir os processos formativos de professores a partir da premissa do compartilhamento de ações. O primeiro trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa longitudinal, do tipo teórico-empírica, que toma como suporte pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Atividade Orientadora de Ensino, tendo como objetivo investigar processos formativos de professores desenvolvidos em um Clube de Matemática, em uma perspectiva coletiva. A partir dos mesmos referenciais teóricos, o segundo trabalho tem como objetivo analisar o compartilhamento de ações nas relações estabelecidas entre os sujeitos no processo formativo no Programa Residência Pedagógica. A pesquisa foi conduzida entre julho e dezembro de 2021, com um núcleo de Matemática do referido programa, a partir de observação participante, entrevistas semiestruturadas e sessões reflexivas. Por fim, o terceiro trabalho tem como objetivo investigar o compartilhamento das ações de formação entre coordenadores pedagógicos de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, durante o percurso formativo em uma Rede Municipal, considerando as aprendizagens sobre o processo de alfabetização a partir da Psicogênese da Língua Escrita. O percurso formativo envolveu 54 coordenadores pedagógicos e se dividiu em três momentos durante o ano letivo de 2023. Embora desenvolvidas em distintas instituições e, nesse sentido, envolvendo diferentes sujeitos, os três textos aqui apresentados pautam-se em pressupostos teóricos que se aproximam da Teoria Histórico-Cultural. Como resultados, apontam para a importância do compartilhamento de ações nos processos formativos de professores." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID2549_TB587_03102024105637.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HALANA GARCEZ BOROWSKY" "autor_nome_curto" => "HALANA" "autor_email" => "halana.borowsky@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116344 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 587 "inscrito_id" => 2549 "titulo" => "PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES: CAMINHOS DO COMPARTILHAR" "resumo" => "O presente painel apresenta resultados de diferentes pesquisas, desenvolvidas em estados de três regiões brasileiras (RS, ES e RN), com o intuito de discutir os processos formativos de professores a partir da premissa do compartilhamento de ações. O primeiro trabalho trata-se de uma pesquisa qualitativa longitudinal, do tipo teórico-empírica, que toma como suporte pressupostos da Teoria Histórico-Cultural, Teoria da Atividade e Atividade Orientadora de Ensino, tendo como objetivo investigar processos formativos de professores desenvolvidos em um Clube de Matemática, em uma perspectiva coletiva. A partir dos mesmos referenciais teóricos, o segundo trabalho tem como objetivo analisar o compartilhamento de ações nas relações estabelecidas entre os sujeitos no processo formativo no Programa Residência Pedagógica. A pesquisa foi conduzida entre julho e dezembro de 2021, com um núcleo de Matemática do referido programa, a partir de observação participante, entrevistas semiestruturadas e sessões reflexivas. Por fim, o terceiro trabalho tem como objetivo investigar o compartilhamento das ações de formação entre coordenadores pedagógicos de Anos Iniciais do Ensino Fundamental, durante o percurso formativo em uma Rede Municipal, considerando as aprendizagens sobre o processo de alfabetização a partir da Psicogênese da Língua Escrita. O percurso formativo envolveu 54 coordenadores pedagógicos e se dividiu em três momentos durante o ano letivo de 2023. Embora desenvolvidas em distintas instituições e, nesse sentido, envolvendo diferentes sujeitos, os três textos aqui apresentados pautam-se em pressupostos teóricos que se aproximam da Teoria Histórico-Cultural. Como resultados, apontam para a importância do compartilhamento de ações nos processos formativos de professores." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID2549_TB587_03102024105637.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HALANA GARCEZ BOROWSKY" "autor_nome_curto" => "HALANA" "autor_email" => "halana.borowsky@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE (FURG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }