Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

OS SINAIS DO ENSINO: UMA BUSCA PELA MEDIAÇÃO EM TEMPOS DESINTERMEDIADOS

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes da Didática e perspectivas críticas de inovação educativa
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116067
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 195
    "inscrito_id" => 1649
    "titulo" => "OS SINAIS DO ENSINO: UMA BUSCA PELA MEDIAÇÃO EM TEMPOS DESINTERMEDIADOS"
    "resumo" => "Esta pesquisa, que vem se realizando de forma independente desde 2022, tem como intuito principal investigar os impactos da lógica dos algoritmos digitais nas subjetividades escolares e os possíveis campos de enfrentamento pedagógico dessa questão. Para tanto, a partir da bibliografia disponível acerca da arquitetura técnica das novas redes de comunicação, buscamos identificar como as reintermediações ocorridas online se organizam a partir de uma ilusão de desintermediação, a qual, por sua vez, acaba produzindo ensimesmamento, certeza e fixidez em demasia. Por outro lado, também temos buscado analisar as ações especificamente escolares — as práticas didáticas a que recorrem os docentes — que são capazes de oferecer aos estudantes uma subjetividade distinta daquela que vivenciam nas redes."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática e perspectivas críticas de inovação educativa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID1649_TB195_21062024101921.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ ANTONIO CALLEGARI COPPI"
    "autor_nome_curto" => "Luiz Coppi"
    "autor_email" => "luizacc88@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116067
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 195
    "inscrito_id" => 1649
    "titulo" => "OS SINAIS DO ENSINO: UMA BUSCA PELA MEDIAÇÃO EM TEMPOS DESINTERMEDIADOS"
    "resumo" => "Esta pesquisa, que vem se realizando de forma independente desde 2022, tem como intuito principal investigar os impactos da lógica dos algoritmos digitais nas subjetividades escolares e os possíveis campos de enfrentamento pedagógico dessa questão. Para tanto, a partir da bibliografia disponível acerca da arquitetura técnica das novas redes de comunicação, buscamos identificar como as reintermediações ocorridas online se organizam a partir de uma ilusão de desintermediação, a qual, por sua vez, acaba produzindo ensimesmamento, certeza e fixidez em demasia. Por outro lado, também temos buscado analisar as ações especificamente escolares — as práticas didáticas a que recorrem os docentes — que são capazes de oferecer aos estudantes uma subjetividade distinta daquela que vivenciam nas redes."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes da Didática e perspectivas críticas de inovação educativa"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID1649_TB195_21062024101921.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ ANTONIO CALLEGARI COPPI"
    "autor_nome_curto" => "Luiz Coppi"
    "autor_email" => "luizacc88@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

Esta pesquisa, que vem se realizando de forma independente desde 2022, tem como intuito principal investigar os impactos da lógica dos algoritmos digitais nas subjetividades escolares e os possíveis campos de enfrentamento pedagógico dessa questão. Para tanto, a partir da bibliografia disponível acerca da arquitetura técnica das novas redes de comunicação, buscamos identificar como as reintermediações ocorridas online se organizam a partir de uma ilusão de desintermediação, a qual, por sua vez, acaba produzindo ensimesmamento, certeza e fixidez em demasia. Por outro lado, também temos buscado analisar as ações especificamente escolares — as práticas didáticas a que recorrem os docentes — que são capazes de oferecer aos estudantes uma subjetividade distinta daquela que vivenciam nas redes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.