No cenário contemporâneo do ensino superior, os desafios educacionais são diversos e frequentemente enraizados em deficiências da educação básica dos alunos. Este estudo investiga como os professores percebem e respondem às dificuldades dos alunos ingressantes, adotando práticas pedagógicas e didáticas inspiradas nas teorias de Paulo Freire. A pesquisa utiliza uma abordagem mista quanti-qualitativa, empregando questionários estruturados, entrevistas narrativas e grupos de discussão para coletar dados. Essa metodologia permite uma análise profunda das percepções dos docentes e dos efeitos das práticas pedagógicas freireanas no contexto universitário. Paulo Freire, reconhecido por sua pedagogia crítica e transformadora, enfatizava não apenas a transmissão de conhecimentos, mas também o desenvolvimento da consciência crítica e da participação ativa dos estudantes na construção do saber. Sua abordagem educacional visava não só à compreensão da realidade social, mas também à capacitação dos indivíduos para transformá-la de maneira consciente. Os resultados preliminares da pesquisa apontam que muitos professores reconhecem a necessidade urgente de adaptar suas práticas pedagógicas e didáticas para melhor atender às demandas específicas dos alunos ingressantes. No entanto, enfrentam desafios significativos como a falta de formação pedagógica adequada e resistências institucionais à implementação de mudanças. A abordagem freireana surge como uma resposta promissora para superar essas dificuldades, oferecendo um caminho para uma educação mais inclusiva, significativa e alinhada com as realidades dos estudantes. Integrar continuamente os princípios freireanos na formação dos docentes é crucial não apenas para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, mas também para preparar os estudantes para um papel ativo e crítico na sociedade contemporânea.