Artigo Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-031-8

PEDAGOGIA FREIREANA NO ENSINO SUPERIOR: PRÁTICAS DIDÁTICAS PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA

Palavra-chaves: , , , , Pôster Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 116212
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 414
    "inscrito_id" => 2307
    "titulo" => "PEDAGOGIA FREIREANA NO ENSINO SUPERIOR: PRÁTICAS DIDÁTICAS PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA"
    "resumo" => "No cenário contemporâneo do ensino superior, os desafios educacionais são diversos e frequentemente enraizados em deficiências da educação básica dos alunos. Este estudo investiga como os professores percebem e respondem às dificuldades dos alunos ingressantes, adotando práticas pedagógicas e didáticas inspiradas nas teorias de Paulo Freire. A pesquisa utiliza uma abordagem mista quanti-qualitativa, empregando questionários estruturados, entrevistas narrativas e grupos de discussão para coletar dados. Essa metodologia permite uma análise profunda das percepções dos docentes e dos efeitos das práticas pedagógicas freireanas no contexto universitário. Paulo Freire, reconhecido por sua pedagogia crítica e transformadora, enfatizava não apenas a transmissão de conhecimentos, mas também o desenvolvimento da consciência crítica e da participação ativa dos estudantes na construção do saber. Sua abordagem educacional visava não só à compreensão da realidade social, mas também à capacitação dos indivíduos para transformá-la de maneira consciente. Os resultados preliminares da pesquisa apontam que muitos professores reconhecem a necessidade urgente de adaptar suas práticas pedagógicas e didáticas para melhor atender às demandas específicas dos alunos ingressantes. No entanto, enfrentam desafios significativos como a falta de formação pedagógica adequada e resistências institucionais à implementação de mudanças. A abordagem freireana surge como uma resposta promissora para superar essas dificuldades, oferecendo um caminho para uma educação mais inclusiva, significativa e alinhada com as realidades dos estudantes. Integrar continuamente os princípios freireanos na formação dos docentes é crucial não apenas para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, mas também para preparar os estudantes para um papel ativo e crítico na sociedade contemporânea."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID2307_TB414_10072024202107.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA AGRÁZ CUTINO NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA"
    "autor_email" => "deboraagraz11@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS (UNISANTOS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 116212
    "edicao_id" => 381
    "trabalho_id" => 414
    "inscrito_id" => 2307
    "titulo" => "PEDAGOGIA FREIREANA NO ENSINO SUPERIOR: PRÁTICAS DIDÁTICAS PARA UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA"
    "resumo" => "No cenário contemporâneo do ensino superior, os desafios educacionais são diversos e frequentemente enraizados em deficiências da educação básica dos alunos. Este estudo investiga como os professores percebem e respondem às dificuldades dos alunos ingressantes, adotando práticas pedagógicas e didáticas inspiradas nas teorias de Paulo Freire. A pesquisa utiliza uma abordagem mista quanti-qualitativa, empregando questionários estruturados, entrevistas narrativas e grupos de discussão para coletar dados. Essa metodologia permite uma análise profunda das percepções dos docentes e dos efeitos das práticas pedagógicas freireanas no contexto universitário. Paulo Freire, reconhecido por sua pedagogia crítica e transformadora, enfatizava não apenas a transmissão de conhecimentos, mas também o desenvolvimento da consciência crítica e da participação ativa dos estudantes na construção do saber. Sua abordagem educacional visava não só à compreensão da realidade social, mas também à capacitação dos indivíduos para transformá-la de maneira consciente. Os resultados preliminares da pesquisa apontam que muitos professores reconhecem a necessidade urgente de adaptar suas práticas pedagógicas e didáticas para melhor atender às demandas específicas dos alunos ingressantes. No entanto, enfrentam desafios significativos como a falta de formação pedagógica adequada e resistências institucionais à implementação de mudanças. A abordagem freireana surge como uma resposta promissora para superar essas dificuldades, oferecendo um caminho para uma educação mais inclusiva, significativa e alinhada com as realidades dos estudantes. Integrar continuamente os princípios freireanos na formação dos docentes é crucial não apenas para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, mas também para preparar os estudantes para um papel ativo e crítico na sociedade contemporânea."
    "modalidade" => "Pôster"
    "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV208_MD4_ID2307_TB414_10072024202107.pdf"
    "created_at" => "2024-11-26 09:24:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DÉBORA AGRÁZ CUTINO NOGUEIRA"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA"
    "autor_email" => "deboraagraz11@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS (UNISANTOS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino"
    "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01"
    "publicacao_id" => 114
    "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de novembro de 2024

Resumo

No cenário contemporâneo do ensino superior, os desafios educacionais são diversos e frequentemente enraizados em deficiências da educação básica dos alunos. Este estudo investiga como os professores percebem e respondem às dificuldades dos alunos ingressantes, adotando práticas pedagógicas e didáticas inspiradas nas teorias de Paulo Freire. A pesquisa utiliza uma abordagem mista quanti-qualitativa, empregando questionários estruturados, entrevistas narrativas e grupos de discussão para coletar dados. Essa metodologia permite uma análise profunda das percepções dos docentes e dos efeitos das práticas pedagógicas freireanas no contexto universitário. Paulo Freire, reconhecido por sua pedagogia crítica e transformadora, enfatizava não apenas a transmissão de conhecimentos, mas também o desenvolvimento da consciência crítica e da participação ativa dos estudantes na construção do saber. Sua abordagem educacional visava não só à compreensão da realidade social, mas também à capacitação dos indivíduos para transformá-la de maneira consciente. Os resultados preliminares da pesquisa apontam que muitos professores reconhecem a necessidade urgente de adaptar suas práticas pedagógicas e didáticas para melhor atender às demandas específicas dos alunos ingressantes. No entanto, enfrentam desafios significativos como a falta de formação pedagógica adequada e resistências institucionais à implementação de mudanças. A abordagem freireana surge como uma resposta promissora para superar essas dificuldades, oferecendo um caminho para uma educação mais inclusiva, significativa e alinhada com as realidades dos estudantes. Integrar continuamente os princípios freireanos na formação dos docentes é crucial não apenas para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem, mas também para preparar os estudantes para um papel ativo e crítico na sociedade contemporânea.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.