Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED). O objetivo do estudo é analisar como as vivências e experiências na educação básica influenciam o processo de formação de identidade e as memórias dos estudantes LGBTQIAPN+. Os principais conceitos abordados foram: memória, fundamentado em Halbwachs; identidade de gênero e sexualidade, com base em Britzman; e movimento LGBTQIAPN+, pautado na obra de Belmonte. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estado do conhecimento. A busca se deu no Banco de Teses e Dissertações da CAPES, tendo como critérios textos em português publicados entre 2020 e 2024, em que foram selecionadas três dissertações. Com base na leitura de cada obra, foi possível observar a possibilidade de se trabalhar com a temática de inclusão de pessoas LGBT’s em escolas de variadas formas, com foco nos próprios estudantes. Apesar de todas as situações de exclusão e repressão, estas pessoas seguem resistentes na luta pelos seus direitos, pelas suas vidas. Por fim, observou-se a escassez de pesquisas voltadas para este público a nível nacional e estadual, ressaltando a importância e a necessidade de se realizar a pesquisa, principalmente ancorada no campo dos estudos (auto)biográficos e narrativas de estudantes egressos.