A PARCERIA UNIVERSIDADE E ESCOLA NOS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS DAS LICENCIATURAS DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUDESTE
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116069 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 197 "inscrito_id" => 195 "titulo" => "A PARCERIA UNIVERSIDADE E ESCOLA NOS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS DAS LICENCIATURAS DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUDESTE" "resumo" => "As parcerias entre universidade e escola são essenciais para viabilizar os Estágios Curriculares Supervisionados (ECS), uma vez que se configuram como momentos em que os licenciandos podem entrar em contato com seu futuro campo de atuação profissional. Entretanto, os processos que envolvem essa parceria são diversos e desafiadores, pois podem ter diferentes configurações no âmbito da relação universidade e escola. O objetivo deste estudo foi analisar e compreender as parcerias entre a universidade e as escolas de educação básica no contexto dos ECS. Para desenvolver a pesquisa qualitativa, realizamos a análise de documentos, especificamente os projetos pedagógicos dos cursos (PPCs) de licenciatura de uma universidade federal da região sudeste do país. A pesquisa é qualitativa, do tipo análise documental. Os resultados iniciais revelam que os ECS da instituição apontam uma tendência de formação que transitam entre os modelos de parceria dirigida, na qual a universidade mantém o poder de decisão sobre todas as etapas do processo, e parceria colaborativa, que se configura como processo articulado entre universidade e escola." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID195_TB197_20072024224306.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE DIAS HERINGER CASOTTE" "autor_nome_curto" => "Liliane Heringe" "autor_email" => "liliane.casotte@ufes.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116069 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 197 "inscrito_id" => 195 "titulo" => "A PARCERIA UNIVERSIDADE E ESCOLA NOS ESTÁGIOS OBRIGATÓRIOS DAS LICENCIATURAS DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUDESTE" "resumo" => "As parcerias entre universidade e escola são essenciais para viabilizar os Estágios Curriculares Supervisionados (ECS), uma vez que se configuram como momentos em que os licenciandos podem entrar em contato com seu futuro campo de atuação profissional. Entretanto, os processos que envolvem essa parceria são diversos e desafiadores, pois podem ter diferentes configurações no âmbito da relação universidade e escola. O objetivo deste estudo foi analisar e compreender as parcerias entre a universidade e as escolas de educação básica no contexto dos ECS. Para desenvolver a pesquisa qualitativa, realizamos a análise de documentos, especificamente os projetos pedagógicos dos cursos (PPCs) de licenciatura de uma universidade federal da região sudeste do país. A pesquisa é qualitativa, do tipo análise documental. Os resultados iniciais revelam que os ECS da instituição apontam uma tendência de formação que transitam entre os modelos de parceria dirigida, na qual a universidade mantém o poder de decisão sobre todas as etapas do processo, e parceria colaborativa, que se configura como processo articulado entre universidade e escola." "modalidade" => "Pôster" "area_tematica" => "Saberes didáticos, disciplinares e práticas de ensino na Educação Superior" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD4_ID195_TB197_20072024224306.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LILIANE DIAS HERINGER CASOTTE" "autor_nome_curto" => "Liliane Heringe" "autor_email" => "liliane.casotte@ufes.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }