REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM DIFERENTES CONTEXTOS: INCLUSÃO, ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO INFANTIL
"2024-11-18 10:34:01" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 116037 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 148 "inscrito_id" => 1328 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM DIFERENTES CONTEXTOS: INCLUSÃO, ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O objetivo do painel é refletir sobre a centralidade das práticas pedagógicas em diferentes contextos de aprendizagem. Partilhando a definição proposta por Franco (2012), entendemos a prática pedagógica como métodos de ensino organizados para atender às expectativas educacionais de uma comunidade social específica. Para ilustrar como essas práticas podem ser pensadas, articuladas e implementadas, utilizamos três pesquisas realizadas em diferentes contextos. Cada artigo oferece uma perspectiva sobre implementação e desafios das práticas pedagógicas. O primeiro, “Entre tensões e distanciamentos: práticas pedagógicas nas salas de recursos multifuncionais e o ensino de geografia nas salas regulares”, investiga como o ensino de Geografia é desenvolvido nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) e suas contribuições para as salas regulares. O autor argumenta que a falta de articulação entre os professores compromete a inclusão dos alunos com deficiências e dificuldades de aprendizagem. O segundo artigo, “Um lugar que era e ainda é muito cheio de regras: a educação prisional e as práticas pedagógicas alfabetizadoras”, reflete sobre a prática alfabetizadora no sistema prisional. Nele, a autora destaca a centralidade das práticas pedagógicas transformadoras para a formação das pessoas privadas de liberdade. Finalmente, “Entre discursos e práticas: o que professores/as da educação infantil dizem acerca de comportamentos de meninos e meninas”, analisa discursos e práticas de professores/as sobre o comportamento de meninos e meninas na Educação Infantil, apontando diferenças entre papéis masculinos e femininos no cotidiano escolar. Acreditamos que os artigos reunidos nesse painel podem contribuir para os estudos sobre práticas pedagógicas em diferentes contextos de formação." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, diversidades, desigualdades e territórios educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1328_TB148_02102024163948.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA KAROLINE PIECKHARDT SANTOS DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LUANA SOUZA" "autor_email" => "luanapieckhardtsouza@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 116037 "edicao_id" => 381 "trabalho_id" => 148 "inscrito_id" => 1328 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM DIFERENTES CONTEXTOS: INCLUSÃO, ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O objetivo do painel é refletir sobre a centralidade das práticas pedagógicas em diferentes contextos de aprendizagem. Partilhando a definição proposta por Franco (2012), entendemos a prática pedagógica como métodos de ensino organizados para atender às expectativas educacionais de uma comunidade social específica. Para ilustrar como essas práticas podem ser pensadas, articuladas e implementadas, utilizamos três pesquisas realizadas em diferentes contextos. Cada artigo oferece uma perspectiva sobre implementação e desafios das práticas pedagógicas. O primeiro, “Entre tensões e distanciamentos: práticas pedagógicas nas salas de recursos multifuncionais e o ensino de geografia nas salas regulares”, investiga como o ensino de Geografia é desenvolvido nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) e suas contribuições para as salas regulares. O autor argumenta que a falta de articulação entre os professores compromete a inclusão dos alunos com deficiências e dificuldades de aprendizagem. O segundo artigo, “Um lugar que era e ainda é muito cheio de regras: a educação prisional e as práticas pedagógicas alfabetizadoras”, reflete sobre a prática alfabetizadora no sistema prisional. Nele, a autora destaca a centralidade das práticas pedagógicas transformadoras para a formação das pessoas privadas de liberdade. Finalmente, “Entre discursos e práticas: o que professores/as da educação infantil dizem acerca de comportamentos de meninos e meninas”, analisa discursos e práticas de professores/as sobre o comportamento de meninos e meninas na Educação Infantil, apontando diferenças entre papéis masculinos e femininos no cotidiano escolar. Acreditamos que os artigos reunidos nesse painel podem contribuir para os estudos sobre práticas pedagógicas em diferentes contextos de formação." "modalidade" => "Painel" "area_tematica" => "Saberes da Didática, diversidades, desigualdades e territórios educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV208_MD1_ID1328_TB148_02102024163948.pdf" "created_at" => "2024-11-26 09:24:39" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA KAROLINE PIECKHARDT SANTOS DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LUANA SOUZA" "autor_email" => "luanapieckhardtsouza@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-endipe---encontro-nacional-de-didatica-e-praticas-de-ensino" "edicao_nome" => "Anais do ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_evento" => "XXII - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/endipe/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "674ee656625be_03122024080702.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-11-18 10:34:01" "publicacao_id" => 114 "publicacao_nome" => "Revista ENDIPE" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-031-8" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }