O objetivo do painel é refletir sobre a centralidade das práticas pedagógicas em diferentes contextos de aprendizagem. Partilhando a definição proposta por Franco (2012), entendemos a prática pedagógica como métodos de ensino organizados para atender às expectativas educacionais de uma comunidade social específica. Para ilustrar como essas práticas podem ser pensadas, articuladas e implementadas, utilizamos três pesquisas realizadas em diferentes contextos. Cada artigo oferece uma perspectiva sobre implementação e desafios das práticas pedagógicas. O primeiro, “Entre tensões e distanciamentos: práticas pedagógicas nas salas de recursos multifuncionais e o ensino de geografia nas salas regulares”, investiga como o ensino de Geografia é desenvolvido nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRMs) e suas contribuições para as salas regulares. O autor argumenta que a falta de articulação entre os professores compromete a inclusão dos alunos com deficiências e dificuldades de aprendizagem. O segundo artigo, “Um lugar que era e ainda é muito cheio de regras: a educação prisional e as práticas pedagógicas alfabetizadoras”, reflete sobre a prática alfabetizadora no sistema prisional. Nele, a autora destaca a centralidade das práticas pedagógicas transformadoras para a formação das pessoas privadas de liberdade. Finalmente, “Entre discursos e práticas: o que professores/as da educação infantil dizem acerca de comportamentos de meninos e meninas”, analisa discursos e práticas de professores/as sobre o comportamento de meninos e meninas na Educação Infantil, apontando diferenças entre papéis masculinos e femininos no cotidiano escolar. Acreditamos que os artigos reunidos nesse painel podem contribuir para os estudos sobre práticas pedagógicas em diferentes contextos de formação.