Este painel reúne três análises focadas em propostas inovadoras e emergentes na formação de professores. A pesquisa “Docência e Inovação: um estudo de caso sobre a formação dos professores do Colégio Estadual Matemático Joaquim Gomes de Sousa” analisa as inovações didáticas dos professores de matemática no Programa de Educação Integral da SEEDUC-RJ, revelando que, apesar das lacunas na formação inicial, práticas inovadoras, como o uso de tecnologias educacionais e projetos interdisciplinares, foram desenvolvidas. O artigo “Ampliando a atuação das residentes na escola: de observadoras da turma a nossas parceiras de trabalho” analisa experiência de formação de professores por meio do Programa de Residência Pedagógica – Pedagogia/UFRJ e o Colégio Pedro II, na perspectiva das professoras da escola. A convivência entre preceptoras, residentes e estudantes permitiu reflexões sobre mediação das aprendizagens e autonomia na dinamização das aulas, demonstrando a importância da imersão na escola para a formação docente. O artigo “Realidade Virtual e Docência: um relato de experiência de duas professoras formadoras do ensino superior” examina as potencialidades e limites da realidade virtual (RV) para a formação e trabalho docente na educação básica, utilizando os óculos de RV Meta Quest 2. Os resultados indicam que apesar das limitações de infraestrutura e necessidade de suporte técnico, a RV tem potencial para enriquecer o processo educativo, desde que acompanhada de políticas públicas que incluam formação e apoio técnico-pedagógico contínuo. Os estudos destacam a formação, contínua e contextualizada, para a construção de docências, por meio de experiências formativas na educação básica e no ensino superior.