As pesquisas que integram esse painel se inserem no eixo intitulado “Saberes da Didática, formação e desenvolvimento profissional de educadoras(es)” e propõem um diálogo com três instituições distintas: Universidade Estadual do Oeste do Paraná - campus de Foz do Iguaçu, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e Instituto Federal do Mato Grosso do Sul. No primeiro artigo, apresenta-se a dinâmica das ações extensionistas ocorridas nos estágios curriculares supervisionados dos cursos de Letras e Matemática da Unioeste – Foz do Iguaçu (PR), expondo pontos singulares de ações docentes, assim como as vivências discentes situadas no movimento de novas práxis. No segundo artigo, busca-se compreender de que forma os cursos de licenciatura estão trabalhando suas práticas de ensino; para isso, adota-se uma metodologia inspirada na revisão integrativa, cuja base de dados escolhida foram os Anais do Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (Endipe), no período de 2018 a 2022. O terceiro artigo, por fim, discute o desafio de repensar a formação do professor de Matemática, seja na formação inicial e até mesmo durante o exercício da profissão, apontando a necessidade de compreensão da Matemática como prática social, fundada a partir das relações históricas, culturais e sociais. As conclusões deste painel apontam para a formação inicial como possibilidade de compreensão, pelos futuros professores, do compromisso do trabalho docente para a educação pública, identifica o Estágio Curricular Supervisionado e a práticas de ensino com espaços importantes nesse processo.