Em um processo de constantes transformações por qual passa a sociedade, a busca por melhorias na qualidade da educação tem sido algo recorrente nas pesquisas na área de ensino de física visando despertar o caráter investigativo e participativo dessa ciência nas salas de aula da educação básica. Esse trabalho tem como objetivo discutir o desenvolvimento de uma atividade realizada com estudantes do ensino básico, em que se utilizou como abordagem de ensino, a História da Ciência vinculada a abordagem problematizadora, para trabalhar conceitos relacionados à astronomia. A intervenção foi planejada por bolsistas do PIBID/UEPB juntamente com a supervisora e o coordenador do subprojeto de física e apresentada a alunos do primeiro ano do ensino médio, da Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira em Campina Grande. Podemos apontar que o uso desta abordagem no ensino da Física foi capaz de despertar o caráter participativo e a curiosidade dos alunos sobre os conceitos discutidos, além de favorecer a compreensão acerca dos modelos cosmológicos e do desenvolvimento dos estudos relacionados à astronomia. O uso da historia da ciência leva ao diálogo e a reflexão crítica dos estudantes, gerando um maior envolvimento e promovendo melhorias no processo de aquisição do conhecimento.