INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11698 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 308 "inscrito_id" => 609 "titulo" => "INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "Este artigo constitui-se como um relato de experiência de uma prática pedagógica desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio no município de Campina Grande/PB, realizada pelas alunas estagiárias bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, do subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB. O foco central desse trabalho é o ensino-aprendizado da leitura e escrita como prática escolar cotidiana. É incontestável que a leitura e escrita se fazem presentes na vida cotidiana do individuo desde cedo, porém, não basta que leitura e escrita se façam presentes, é fundamental que os sujeitos saibam fazer uso social destes instrumentos como condição fundamental para o exercício da cidadania. A partir de observações realizadas numa turma do 2º ano do ensino fundamental verificamos que algumas crianças ainda não estão alfabetizadas e uma das principais dificuldades enfrentadas pelos mesmos relacionava-se as dificuldades de aprendizado da leitura e com o processo de escrita convencional. Neste sentido, é importante que a escola trabalhe com práticas pedagógicas que contribuam para a formação de alunos leitores e escritores. Desse modo, objetivamos com este trabalho, destacar a importância do contato das crianças com a leitura a partir do projeto desenvolvido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, INTERVENÇÃO DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA11_ID609_18072015152659.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA QUINTINO DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "luciana_quintino@hotmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11698 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 308 "inscrito_id" => 609 "titulo" => "INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NO PROCESSO DE LEITURA E ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL I" "resumo" => "Este artigo constitui-se como um relato de experiência de uma prática pedagógica desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio no município de Campina Grande/PB, realizada pelas alunas estagiárias bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, do subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB. O foco central desse trabalho é o ensino-aprendizado da leitura e escrita como prática escolar cotidiana. É incontestável que a leitura e escrita se fazem presentes na vida cotidiana do individuo desde cedo, porém, não basta que leitura e escrita se façam presentes, é fundamental que os sujeitos saibam fazer uso social destes instrumentos como condição fundamental para o exercício da cidadania. A partir de observações realizadas numa turma do 2º ano do ensino fundamental verificamos que algumas crianças ainda não estão alfabetizadas e uma das principais dificuldades enfrentadas pelos mesmos relacionava-se as dificuldades de aprendizado da leitura e com o processo de escrita convencional. Neste sentido, é importante que a escola trabalhe com práticas pedagógicas que contribuam para a formação de alunos leitores e escritores. Desse modo, objetivamos com este trabalho, destacar a importância do contato das crianças com a leitura a partir do projeto desenvolvido." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica" "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, INTERVENÇÃO DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA11_ID609_18072015152659.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA QUINTINO DE QUEIROZ" "autor_nome_curto" => "LUCIANA" "autor_email" => "luciana_quintino@hotmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }