Este artigo constitui-se como um relato de experiência de uma prática pedagógica desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental Santo Antônio no município de Campina Grande/PB, realizada pelas alunas estagiárias bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, do subprojeto do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba/UEPB. O foco central desse trabalho é o ensino-aprendizado da leitura e escrita como prática escolar cotidiana. É incontestável que a leitura e escrita se fazem presentes na vida cotidiana do individuo desde cedo, porém, não basta que leitura e escrita se façam presentes, é fundamental que os sujeitos saibam fazer uso social destes instrumentos como condição fundamental para o exercício da cidadania. A partir de observações realizadas numa turma do 2º ano do ensino fundamental verificamos que algumas crianças ainda não estão alfabetizadas e uma das principais dificuldades enfrentadas pelos mesmos relacionava-se as dificuldades de aprendizado da leitura e com o processo de escrita convencional. Neste sentido, é importante que a escola trabalhe com práticas pedagógicas que contribuam para a formação de alunos leitores e escritores. Desse modo, objetivamos com este trabalho, destacar a importância do contato das crianças com a leitura a partir do projeto desenvolvido.