Na conjuntura educacional atual que se insere em uma sociedade grafocêntrica, observa-se o desenvolvimento de várias pesquisas acerca do letramento como prática necessária para que o indivíduo interaja e atue de forma contributiva no contexto sociocultural ao qual pertence. Considerando as diferentes perspectivas em que os estudos sobre este tema se propõem, este trabalho contempla especificamente questões referentes ao letramento acadêmico, trazendo como principal base epistemológica as ideias de Lea e Street (1998), Terzi e Scavassa (2005), Terzi (2006) e Fisher (2008). Nessa perspectiva, nosso trabalho objetiva desvelar acerca das considerações que os graduandos do curso de Letras-Inglês da Universidade Estadual da Paraíba tecem sobre o processo de letramento acadêmico, especificamente o gênero artigo científico. Este trabalho, classificado como um estudo de caso, foi desenvolvido a partir de uma oficina de produção textual, oferecida aos licenciandos bolsistas do subprojeto Letras-Inglês do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência pela professora formadora, coordenadora deste subprojeto. Como resultado desta pesquisa, observa-se a contribuição da referida oficina não apenas para promover aos graduandos a aquisição das capacidades de linguagem para a escrita do artigo, mas também para concorrer com uma formação docente inicial de qualidade, uma vez que os futuros professores percebem-se parte integrante do contexto cultural da esfera acadêmica já que constatam a ascensão do seu nível de letramento em referência a tal gênero de texto.