ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E CONSTRUÇÃO DAS NOÇÕES CARTOGRÁFICAS A PARTIR DO ESPAÇO VIVIDO - CONSTRUINDO LEITORES CRÍTICOS
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11562 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 108 "inscrito_id" => 666 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E CONSTRUÇÃO DAS NOÇÕES CARTOGRÁFICAS A PARTIR DO ESPAÇO VIVIDO - CONSTRUINDO LEITORES CRÍTICOS" "resumo" => "O presente trabalho objetiva analisar as atividades que vem sendo desenvolvidas no âmbito do Subprojeto de Geografia, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/CAPES/UEPB, na Escola Estadual São Sebastião, situada na zona Norte da cidade de Campina Grande, especificamente no Bairro do Alto Branco, que tem como objetivos a construção de leitores críticos de mapas a partir das aulas de Geografia, a partir do desenvolvimento do projeto de intervenção e/ou colaboração intitulado “Alfabetização Cartográfica: construção das noções de espaço mediante o espaço vivido - construindo leitores críticos”, vêm sendo desenvolvido ao longo do ano letivo de 2015, trabalhando com duas categorias geográficas: Espaço Geográfico e Lugar, objetivando destacar a influência que estas categorias exercem sobre o ensino da cartografia, voltada a representação do espaço, obtendo como resultado a construção do Caderno de Campo Cartográfico, onde os alunos vem sendo os seus principais autores, a partir das suas percepções cotidianas de representação destes espaços. O projeto vem despertando o interesse do alunado, pois ao longo do período foi registrada maior freqüência nas aulas de Geografia, assim como o diálogo entre a turma que no inicio não era tão viável. A dinamização das aulas mostra-se essencial, observando maior integração dos alunos no cotidiano escolar e a participação no projeto onde o trabalho com diferentes metodologias é de relevantes importâncias para a alfabetização cartográfica. O projeto vem sendo desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio, especificamente 1º ano B dando continuidade ao projeto cartográfico desenvolvido em 2014 na respectiva Escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA, ENSINO DE GEOGRAFIA, ESPAÇO GEOGRÁFICO, LUGAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID666_30062015084533.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA DA SILVA FREITAS" "autor_nome_curto" => "VANESSA FREITAS" "autor_email" => "wanessas2mm@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA." "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11562 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 108 "inscrito_id" => 666 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA E CONSTRUÇÃO DAS NOÇÕES CARTOGRÁFICAS A PARTIR DO ESPAÇO VIVIDO - CONSTRUINDO LEITORES CRÍTICOS" "resumo" => "O presente trabalho objetiva analisar as atividades que vem sendo desenvolvidas no âmbito do Subprojeto de Geografia, integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID/CAPES/UEPB, na Escola Estadual São Sebastião, situada na zona Norte da cidade de Campina Grande, especificamente no Bairro do Alto Branco, que tem como objetivos a construção de leitores críticos de mapas a partir das aulas de Geografia, a partir do desenvolvimento do projeto de intervenção e/ou colaboração intitulado “Alfabetização Cartográfica: construção das noções de espaço mediante o espaço vivido - construindo leitores críticos”, vêm sendo desenvolvido ao longo do ano letivo de 2015, trabalhando com duas categorias geográficas: Espaço Geográfico e Lugar, objetivando destacar a influência que estas categorias exercem sobre o ensino da cartografia, voltada a representação do espaço, obtendo como resultado a construção do Caderno de Campo Cartográfico, onde os alunos vem sendo os seus principais autores, a partir das suas percepções cotidianas de representação destes espaços. O projeto vem despertando o interesse do alunado, pois ao longo do período foi registrada maior freqüência nas aulas de Geografia, assim como o diálogo entre a turma que no inicio não era tão viável. A dinamização das aulas mostra-se essencial, observando maior integração dos alunos no cotidiano escolar e a participação no projeto onde o trabalho com diferentes metodologias é de relevantes importâncias para a alfabetização cartográfica. O projeto vem sendo desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio, especificamente 1º ano B dando continuidade ao projeto cartográfico desenvolvido em 2014 na respectiva Escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA, ENSINO DE GEOGRAFIA, ESPAÇO GEOGRÁFICO, LUGAR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID666_30062015084533.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA DA SILVA FREITAS" "autor_nome_curto" => "VANESSA FREITAS" "autor_email" => "wanessas2mm@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA." "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }