Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A PRODUÇÃO DE JORNAL CIENTÍFICO ESCOLAR, COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: JORNAL CIENTÍFICO ESCOLAR, MOTIVAÇÃO EM BIOLOGIA, AULAS DE BIOLOGIA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. Comunicação Oral (CO) A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11540
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 377
    "inscrito_id" => 1452
    "titulo" => "A PRODUÇÃO DE JORNAL CIENTÍFICO ESCOLAR, COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "O Jornal científico na escola incentiva a leitura, a consulta bibliográfica, a revisitação de conteúdos integrantes no currículo regular e ainda potencializa a interação entre alunos e professor. Este estudo foi desenvolvido com 5 (cinco) turmas de ensino médio, turno tarde,  de faixa etária entre 15 e 17 anos de idade, da E. E. E. F. e Médio, Félix Araújo, situada em Campina Grande- PB. Teve como objetivo a inserção da produção de um Jornal Científico, visando promover maior interesse dos alunos pelas aulas de Biologia, através de uma aprendizagem significativa. Trata-se de uma pesquisa com o foco no qualitativo, com avaliação ao longo de todo o percurso. Identificou-se que 93,3% dos alunos, avaliaram a experiência pedagógica como positiva por facilitar sua aprendizagem para 7,7% que perceberam a proposta como irrelevante. Em 78% dos alunos, registrou-se crescimento na nota média de biologia do 30 bimestre em comparação com as médias percebidas no 20 bimestre. Os alunos demonstraram  envolvimento, produzindo documentos com excelente qualidade, que foram socializados na Mostra Pedagógica da Escola. Estes passaram a participar mais nas aulas de Biologia. Os resultados obtidos sugerem que, propostas inovadoras, a exemplo da elaboração de um Jornal Científico Escolar podem redimensionar a aula e a aprendizagem em Biologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "JORNAL CIENTÍFICO ESCOLAR, MOTIVAÇÃO EM BIOLOGIA, AULAS DE BIOLOGIA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA1_ID1452_29072015215431.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CÉLIA CAVALCANTE DE PAULA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CÉLIA"
    "autor_email" => "romulo_celia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11540
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 377
    "inscrito_id" => 1452
    "titulo" => "A PRODUÇÃO DE JORNAL CIENTÍFICO ESCOLAR, COMO FERRAMENTA MOTIVADORA NO ENSINO DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "O Jornal científico na escola incentiva a leitura, a consulta bibliográfica, a revisitação de conteúdos integrantes no currículo regular e ainda potencializa a interação entre alunos e professor. Este estudo foi desenvolvido com 5 (cinco) turmas de ensino médio, turno tarde,  de faixa etária entre 15 e 17 anos de idade, da E. E. E. F. e Médio, Félix Araújo, situada em Campina Grande- PB. Teve como objetivo a inserção da produção de um Jornal Científico, visando promover maior interesse dos alunos pelas aulas de Biologia, através de uma aprendizagem significativa. Trata-se de uma pesquisa com o foco no qualitativo, com avaliação ao longo de todo o percurso. Identificou-se que 93,3% dos alunos, avaliaram a experiência pedagógica como positiva por facilitar sua aprendizagem para 7,7% que perceberam a proposta como irrelevante. Em 78% dos alunos, registrou-se crescimento na nota média de biologia do 30 bimestre em comparação com as médias percebidas no 20 bimestre. Os alunos demonstraram  envolvimento, produzindo documentos com excelente qualidade, que foram socializados na Mostra Pedagógica da Escola. Estes passaram a participar mais nas aulas de Biologia. Os resultados obtidos sugerem que, propostas inovadoras, a exemplo da elaboração de um Jornal Científico Escolar podem redimensionar a aula e a aprendizagem em Biologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "JORNAL CIENTÍFICO ESCOLAR, MOTIVAÇÃO EM BIOLOGIA, AULAS DE BIOLOGIA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA1_ID1452_29072015215431.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CÉLIA CAVALCANTE DE PAULA E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CÉLIA"
    "autor_email" => "romulo_celia@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

O Jornal científico na escola incentiva a leitura, a consulta bibliográfica, a revisitação de conteúdos integrantes no currículo regular e ainda potencializa a interação entre alunos e professor. Este estudo foi desenvolvido com 5 (cinco) turmas de ensino médio, turno tarde, de faixa etária entre 15 e 17 anos de idade, da E. E. E. F. e Médio, Félix Araújo, situada em Campina Grande- PB. Teve como objetivo a inserção da produção de um Jornal Científico, visando promover maior interesse dos alunos pelas aulas de Biologia, através de uma aprendizagem significativa. Trata-se de uma pesquisa com o foco no qualitativo, com avaliação ao longo de todo o percurso. Identificou-se que 93,3% dos alunos, avaliaram a experiência pedagógica como positiva por facilitar sua aprendizagem para 7,7% que perceberam a proposta como irrelevante. Em 78% dos alunos, registrou-se crescimento na nota média de biologia do 30 bimestre em comparação com as médias percebidas no 20 bimestre. Os alunos demonstraram envolvimento, produzindo documentos com excelente qualidade, que foram socializados na Mostra Pedagógica da Escola. Estes passaram a participar mais nas aulas de Biologia. Os resultados obtidos sugerem que, propostas inovadoras, a exemplo da elaboração de um Jornal Científico Escolar podem redimensionar a aula e a aprendizagem em Biologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.