Uma boa música tem por sua maior potencialidade transmitir ideias, sentimentos, ora pela letra, ora pela melodia, assim como um bom cordel, por meio de versos, podendo servir como recursos metodológicos em sala de aula, despertando opiniões e valores. Aliados à produção desses materiais, os resultados podem ser mais efetivos, envolvendo a turma em uma tarefa dinâmica e construtiva. Deste modo, considerando a falta de percepção que muitos jovens têm de se enxergarem inseridos no lugar em que vivem e como indivíduos atuantes, apostou-se na utilização de músicas e de literatura de cordel em aulas de Geografia, abordando questões como: seca, água, gestão política e poluição. A partir disto, este trabalho vem relatar e analisar a prática desenvolvida, por meio de um trabalho realizado junto à Universidade Estadual da Paraíba, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Geografia, em uma turma de primeira série do ensino médio, na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, em Campina Grande/PB. Para a produção deste artigo foram realizadas pesquisas bibliográficas e uma pesquisa de campo. Os objetivos do projeto dentro desta temática constituíram em estimular os alunos à vontade de aprender mais sobre a sua localidade, instigando-os a observar e descobrir dimensões antes não percebidas e pouco valorizadas; ativar sua capacidade crítica; e desenvolver a habilidade criativa voltada para música e cordel. Esta produção é um aprimoramento de um projeto realizado no ano de 2014, em uma turma de terceira série do ensino médio, pela mesma bolsista.