Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

UTILIZAÇÃO DE LINGUAGEM MUSICAL E DE LITERATURA DE CORDEL ENQUANTO RECURSOS DIDÁTICOS EM AULAS DE GEOGRAFIA

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, CATEGORIA GEOGRÁFICA LUGAR, LINGUAGENS NO ENSINO Comunicação Oral (CO) Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11896
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 344
    "inscrito_id" => 1504
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE LINGUAGEM MUSICAL E DE LITERATURA DE CORDEL ENQUANTO RECURSOS DIDÁTICOS EM AULAS DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "Uma boa música tem por sua maior potencialidade transmitir ideias, sentimentos, ora pela letra, ora pela melodia, assim como um bom cordel, por meio de versos, podendo servir como recursos metodológicos em sala de aula, despertando opiniões e valores. Aliados à produção desses materiais, os resultados podem ser mais efetivos, envolvendo a turma em uma tarefa dinâmica e construtiva. Deste modo, considerando a falta de percepção que muitos jovens têm de se enxergarem inseridos no lugar em que vivem e como indivíduos atuantes, apostou-se na utilização de músicas e de literatura de cordel em aulas de Geografia, abordando questões como: seca, água, gestão política e poluição. A partir disto, este trabalho vem relatar e analisar a prática desenvolvida, por meio de um trabalho realizado junto à Universidade Estadual da Paraíba, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Geografia, em uma turma de primeira série do ensino médio, na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, em Campina Grande/PB. Para a produção deste artigo foram realizadas pesquisas bibliográficas e uma pesquisa de campo. Os objetivos do projeto dentro desta temática constituíram em estimular os alunos à vontade de aprender mais sobre a sua localidade, instigando-os a observar e descobrir dimensões antes não percebidas e pouco valorizadas; ativar sua capacidade crítica; e desenvolver a habilidade criativa voltada para música e cordel. Esta produção é um aprimoramento de um projeto realizado no ano de 2014, em uma turma de terceira série do ensino médio, pela mesma bolsista."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, CATEGORIA GEOGRÁFICA LUGAR, LINGUAGENS NO ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID1504_27072015010420.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GENEVA HELENA DE MENEZES SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GENEVA HELENA"
    "autor_email" => "genevahelena@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11896
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 344
    "inscrito_id" => 1504
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE LINGUAGEM MUSICAL E DE LITERATURA DE CORDEL ENQUANTO RECURSOS DIDÁTICOS EM AULAS DE GEOGRAFIA"
    "resumo" => "Uma boa música tem por sua maior potencialidade transmitir ideias, sentimentos, ora pela letra, ora pela melodia, assim como um bom cordel, por meio de versos, podendo servir como recursos metodológicos em sala de aula, despertando opiniões e valores. Aliados à produção desses materiais, os resultados podem ser mais efetivos, envolvendo a turma em uma tarefa dinâmica e construtiva. Deste modo, considerando a falta de percepção que muitos jovens têm de se enxergarem inseridos no lugar em que vivem e como indivíduos atuantes, apostou-se na utilização de músicas e de literatura de cordel em aulas de Geografia, abordando questões como: seca, água, gestão política e poluição. A partir disto, este trabalho vem relatar e analisar a prática desenvolvida, por meio de um trabalho realizado junto à Universidade Estadual da Paraíba, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Geografia, em uma turma de primeira série do ensino médio, na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, em Campina Grande/PB. Para a produção deste artigo foram realizadas pesquisas bibliográficas e uma pesquisa de campo. Os objetivos do projeto dentro desta temática constituíram em estimular os alunos à vontade de aprender mais sobre a sua localidade, instigando-os a observar e descobrir dimensões antes não percebidas e pouco valorizadas; ativar sua capacidade crítica; e desenvolver a habilidade criativa voltada para música e cordel. Esta produção é um aprimoramento de um projeto realizado no ano de 2014, em uma turma de terceira série do ensino médio, pela mesma bolsista."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, CATEGORIA GEOGRÁFICA LUGAR, LINGUAGENS NO ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID1504_27072015010420.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:59"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GENEVA HELENA DE MENEZES SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "GENEVA HELENA"
    "autor_email" => "genevahelena@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Uma boa música tem por sua maior potencialidade transmitir ideias, sentimentos, ora pela letra, ora pela melodia, assim como um bom cordel, por meio de versos, podendo servir como recursos metodológicos em sala de aula, despertando opiniões e valores. Aliados à produção desses materiais, os resultados podem ser mais efetivos, envolvendo a turma em uma tarefa dinâmica e construtiva. Deste modo, considerando a falta de percepção que muitos jovens têm de se enxergarem inseridos no lugar em que vivem e como indivíduos atuantes, apostou-se na utilização de músicas e de literatura de cordel em aulas de Geografia, abordando questões como: seca, água, gestão política e poluição. A partir disto, este trabalho vem relatar e analisar a prática desenvolvida, por meio de um trabalho realizado junto à Universidade Estadual da Paraíba, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto de Geografia, em uma turma de primeira série do ensino médio, na Escola Estadual de Ensino Médio Severino Cabral, em Campina Grande/PB. Para a produção deste artigo foram realizadas pesquisas bibliográficas e uma pesquisa de campo. Os objetivos do projeto dentro desta temática constituíram em estimular os alunos à vontade de aprender mais sobre a sua localidade, instigando-os a observar e descobrir dimensões antes não percebidas e pouco valorizadas; ativar sua capacidade crítica; e desenvolver a habilidade criativa voltada para música e cordel. Esta produção é um aprimoramento de um projeto realizado no ano de 2014, em uma turma de terceira série do ensino médio, pela mesma bolsista.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.