EL GRAN TEATRO DEL MUNDO: UMA ABORDADEM DE CALDERÓN DE LA BARCA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE E.L.E
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11647 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 164 "inscrito_id" => 620 "titulo" => "EL GRAN TEATRO DEL MUNDO: UMA ABORDADEM DE CALDERÓN DE LA BARCA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE E.L.E" "resumo" => "Muito se fala sobre o que é teatro e todas as inúmeras formas de fazê-lo. Seja de forma amadora, visceral, profissional, para rir ou chorar, para crianças ou adultos. O teatro – como conhecemos – surgiu na Grécia Antiga, nas cerimonias de Dionísio como pedido de uma boa colheita. Partindo da ideia de que o teatro tem várias funções, nosso trabalho visa a investigar como utilizá-lo como ferramenta no ensino/aprendizagem de E.L.E, através da obra: El gran teatro del mundo (1649), do dramaturgo espanhol dos séculos XVI/XVII, Pedro Calderón de la Barca. Esta é uma de suas obras mais famosas, que faz da vida humana enredo para arte, e do ser humano personagem. Trazendo questionamentos inerentes a todo e qualquer ser humano, como: origem do mundo, segregação social, papel social e preconceito, de forma sútil e agradável. Trata-se de um diálogo entre criador (o autor) e criatura (o mundo, a discrição, a formosura, o rico, o lavrador, o pobre). Nosso objetivo é, a partir do texto original, trabalharmos com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Raul Córdula, de Campina Grande - PB, participantes do subprojeto do PIBID Letras-Espanhol UEPB – Campina Grande, em uma adaptação de roteiro adequando-o à realidade atual, a fim de que os alunos representem a peça. Temos, como meta, o ensino/aprendizagem de E.L.E por meio desta apresentação, já que todo o processo (construção do novo roteiro, ensaios e apresentação), abrangerá o estudo de língua, literatura e cultura. Como aporte teórico, temos os autores: Hidalgo (2011), Lorenzo (2004) e os documentos oficiais que norteiam o ensino/aprendizagem de E.L.E." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira" "palavra_chave" => "TEATRO, ENSINO/APRENDIZAGEM/E.L.E, CALDERÓN" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA7_ID620_30062015215501.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO CARLOS BATISTA DA SILVA NETO" "autor_nome_curto" => "ANTONIO NETO" "autor_email" => "ac.neto07@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11647 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 164 "inscrito_id" => 620 "titulo" => "EL GRAN TEATRO DEL MUNDO: UMA ABORDADEM DE CALDERÓN DE LA BARCA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE E.L.E" "resumo" => "Muito se fala sobre o que é teatro e todas as inúmeras formas de fazê-lo. Seja de forma amadora, visceral, profissional, para rir ou chorar, para crianças ou adultos. O teatro – como conhecemos – surgiu na Grécia Antiga, nas cerimonias de Dionísio como pedido de uma boa colheita. Partindo da ideia de que o teatro tem várias funções, nosso trabalho visa a investigar como utilizá-lo como ferramenta no ensino/aprendizagem de E.L.E, através da obra: El gran teatro del mundo (1649), do dramaturgo espanhol dos séculos XVI/XVII, Pedro Calderón de la Barca. Esta é uma de suas obras mais famosas, que faz da vida humana enredo para arte, e do ser humano personagem. Trazendo questionamentos inerentes a todo e qualquer ser humano, como: origem do mundo, segregação social, papel social e preconceito, de forma sútil e agradável. Trata-se de um diálogo entre criador (o autor) e criatura (o mundo, a discrição, a formosura, o rico, o lavrador, o pobre). Nosso objetivo é, a partir do texto original, trabalharmos com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Raul Córdula, de Campina Grande - PB, participantes do subprojeto do PIBID Letras-Espanhol UEPB – Campina Grande, em uma adaptação de roteiro adequando-o à realidade atual, a fim de que os alunos representem a peça. Temos, como meta, o ensino/aprendizagem de E.L.E por meio desta apresentação, já que todo o processo (construção do novo roteiro, ensaios e apresentação), abrangerá o estudo de língua, literatura e cultura. Como aporte teórico, temos os autores: Hidalgo (2011), Lorenzo (2004) e os documentos oficiais que norteiam o ensino/aprendizagem de E.L.E." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira" "palavra_chave" => "TEATRO, ENSINO/APRENDIZAGEM/E.L.E, CALDERÓN" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA7_ID620_30062015215501.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO CARLOS BATISTA DA SILVA NETO" "autor_nome_curto" => "ANTONIO NETO" "autor_email" => "ac.neto07@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }