Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

EL GRAN TEATRO DEL MUNDO: UMA ABORDADEM DE CALDERÓN DE LA BARCA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE E.L.E

Palavra-chaves: TEATRO, ENSINO/APRENDIZAGEM/E.L.E, CALDERÓN Comunicação Oral (CO) Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11647
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 164
    "inscrito_id" => 620
    "titulo" => "EL GRAN TEATRO DEL MUNDO: UMA ABORDADEM DE CALDERÓN DE LA BARCA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE E.L.E"
    "resumo" => "Muito se fala sobre o que é teatro e todas as inúmeras formas de fazê-lo. Seja de forma amadora, visceral, profissional, para rir ou chorar, para crianças ou adultos. O teatro – como conhecemos – surgiu na Grécia Antiga, nas cerimonias de Dionísio como pedido de uma boa colheita. Partindo da ideia de que o teatro tem várias funções, nosso trabalho visa a investigar como utilizá-lo como ferramenta no ensino/aprendizagem de E.L.E, através da obra: El gran teatro del mundo (1649), do dramaturgo espanhol dos séculos XVI/XVII, Pedro Calderón de la Barca. Esta é uma de suas obras mais famosas, que faz da vida humana enredo para arte, e do ser humano personagem. Trazendo questionamentos inerentes a todo e qualquer ser humano, como: origem do mundo, segregação social, papel social e preconceito, de forma sútil e agradável. Trata-se de um diálogo entre criador (o autor) e criatura (o mundo, a discrição, a formosura, o rico, o lavrador, o pobre). Nosso objetivo é, a partir do texto original, trabalharmos com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Raul Córdula, de Campina Grande - PB, participantes do subprojeto do PIBID Letras-Espanhol UEPB – Campina Grande, em uma adaptação de roteiro adequando-o à realidade atual, a fim de que os alunos representem a peça. Temos, como meta, o ensino/aprendizagem de E.L.E por meio desta apresentação, já que todo o processo (construção do novo roteiro, ensaios e apresentação), abrangerá o estudo de língua, literatura e cultura. Como aporte teórico, temos os autores: Hidalgo (2011), Lorenzo (2004) e os documentos oficiais que norteiam o ensino/aprendizagem de E.L.E."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => "TEATRO, ENSINO/APRENDIZAGEM/E.L.E, CALDERÓN"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA7_ID620_30062015215501.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO CARLOS BATISTA DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO NETO"
    "autor_email" => "ac.neto07@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11647
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 164
    "inscrito_id" => 620
    "titulo" => "EL GRAN TEATRO DEL MUNDO: UMA ABORDADEM DE CALDERÓN DE LA BARCA NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE E.L.E"
    "resumo" => "Muito se fala sobre o que é teatro e todas as inúmeras formas de fazê-lo. Seja de forma amadora, visceral, profissional, para rir ou chorar, para crianças ou adultos. O teatro – como conhecemos – surgiu na Grécia Antiga, nas cerimonias de Dionísio como pedido de uma boa colheita. Partindo da ideia de que o teatro tem várias funções, nosso trabalho visa a investigar como utilizá-lo como ferramenta no ensino/aprendizagem de E.L.E, através da obra: El gran teatro del mundo (1649), do dramaturgo espanhol dos séculos XVI/XVII, Pedro Calderón de la Barca. Esta é uma de suas obras mais famosas, que faz da vida humana enredo para arte, e do ser humano personagem. Trazendo questionamentos inerentes a todo e qualquer ser humano, como: origem do mundo, segregação social, papel social e preconceito, de forma sútil e agradável. Trata-se de um diálogo entre criador (o autor) e criatura (o mundo, a discrição, a formosura, o rico, o lavrador, o pobre). Nosso objetivo é, a partir do texto original, trabalharmos com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Raul Córdula, de Campina Grande - PB, participantes do subprojeto do PIBID Letras-Espanhol UEPB – Campina Grande, em uma adaptação de roteiro adequando-o à realidade atual, a fim de que os alunos representem a peça. Temos, como meta, o ensino/aprendizagem de E.L.E por meio desta apresentação, já que todo o processo (construção do novo roteiro, ensaios e apresentação), abrangerá o estudo de língua, literatura e cultura. Como aporte teórico, temos os autores: Hidalgo (2011), Lorenzo (2004) e os documentos oficiais que norteiam o ensino/aprendizagem de E.L.E."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => "TEATRO, ENSINO/APRENDIZAGEM/E.L.E, CALDERÓN"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA7_ID620_30062015215501.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO CARLOS BATISTA DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "ANTONIO NETO"
    "autor_email" => "ac.neto07@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Muito se fala sobre o que é teatro e todas as inúmeras formas de fazê-lo. Seja de forma amadora, visceral, profissional, para rir ou chorar, para crianças ou adultos. O teatro – como conhecemos – surgiu na Grécia Antiga, nas cerimonias de Dionísio como pedido de uma boa colheita. Partindo da ideia de que o teatro tem várias funções, nosso trabalho visa a investigar como utilizá-lo como ferramenta no ensino/aprendizagem de E.L.E, através da obra: El gran teatro del mundo (1649), do dramaturgo espanhol dos séculos XVI/XVII, Pedro Calderón de la Barca. Esta é uma de suas obras mais famosas, que faz da vida humana enredo para arte, e do ser humano personagem. Trazendo questionamentos inerentes a todo e qualquer ser humano, como: origem do mundo, segregação social, papel social e preconceito, de forma sútil e agradável. Trata-se de um diálogo entre criador (o autor) e criatura (o mundo, a discrição, a formosura, o rico, o lavrador, o pobre). Nosso objetivo é, a partir do texto original, trabalharmos com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Raul Córdula, de Campina Grande - PB, participantes do subprojeto do PIBID Letras-Espanhol UEPB – Campina Grande, em uma adaptação de roteiro adequando-o à realidade atual, a fim de que os alunos representem a peça. Temos, como meta, o ensino/aprendizagem de E.L.E por meio desta apresentação, já que todo o processo (construção do novo roteiro, ensaios e apresentação), abrangerá o estudo de língua, literatura e cultura. Como aporte teórico, temos os autores: Hidalgo (2011), Lorenzo (2004) e os documentos oficiais que norteiam o ensino/aprendizagem de E.L.E.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.