Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

CONSTRUÇÃO DAS NOÇÕES CARTOGRÁFICAS MEDIANTE O ESPAÇO VIVIDO, COMPREENDENDO A LINGUAGUEM DOS MAPAS A PARTIR DAS AULAS DE GEOGRAFI

Palavra-chaves: CARTOGRAFIA, LEITURA DOS MAPAS, LUGAR E ENSINO DE GEOGRAFIA Pôster (PO) Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11607
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 522
    "inscrito_id" => 666
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DAS NOÇÕES CARTOGRÁFICAS MEDIANTE O ESPAÇO VIVIDO, COMPREENDENDO A LINGUAGUEM DOS MAPAS A PARTIR DAS AULAS DE GEOGRAFI"
    "resumo" => "O presente trabalho desenvolveu-se na Escola Estadual de Ensino de Fundamental e Médio São Sebastião, com as turmas de 1º ano “B”, na cidade de Campina Grande-PB, mediados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, objetivando o trabalho com a Cartografia Alfabetizando para Leitura e Compreensão dos Mapas, além dos parâmetros dos livros didáticos, permitindo assim o contato com as ferramentas do Google Eart Pro e o Google Mapas, até então desconhecidos por parte dos alunos. Divididos por etapas da apresentação até a culminância do projeto, com a construção do Caderno Cartográfico e a Construção dos Mapas representando os locais de vivência, o projeto proporcionou a inserção da Cartografia Escolar no cotidiano dos alunos. Ao longo das aulas foram realizados exercícios aos quais utilizamos para construção do Caderno Cartográfico, que trabalhava os conteúdos de cartografia como construção das noções de espaço, elementos norteadores dos mapas, escalas cartográficas, orientações geográficas, entre outros. Dando continuidade foram construídos os mapas representando os diferentes pontos dos Espaços Geográficos como o Lugar, Espaço Geográfico, Globo terrestre, Mapa das Microrregiões da Paraíba e dos Bairros de Campina Grande, proporcionando o trabalho em equipe e participação freqüente nas aulas de Geografia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "CARTOGRAFIA, LEITURA DOS MAPAS, LUGAR E ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA5_ID666_10082015152759.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA DA SILVA FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA FREITAS"
    "autor_email" => "wanessas2mm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA."
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11607
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 522
    "inscrito_id" => 666
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO DAS NOÇÕES CARTOGRÁFICAS MEDIANTE O ESPAÇO VIVIDO, COMPREENDENDO A LINGUAGUEM DOS MAPAS A PARTIR DAS AULAS DE GEOGRAFI"
    "resumo" => "O presente trabalho desenvolveu-se na Escola Estadual de Ensino de Fundamental e Médio São Sebastião, com as turmas de 1º ano “B”, na cidade de Campina Grande-PB, mediados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, objetivando o trabalho com a Cartografia Alfabetizando para Leitura e Compreensão dos Mapas, além dos parâmetros dos livros didáticos, permitindo assim o contato com as ferramentas do Google Eart Pro e o Google Mapas, até então desconhecidos por parte dos alunos. Divididos por etapas da apresentação até a culminância do projeto, com a construção do Caderno Cartográfico e a Construção dos Mapas representando os locais de vivência, o projeto proporcionou a inserção da Cartografia Escolar no cotidiano dos alunos. Ao longo das aulas foram realizados exercícios aos quais utilizamos para construção do Caderno Cartográfico, que trabalhava os conteúdos de cartografia como construção das noções de espaço, elementos norteadores dos mapas, escalas cartográficas, orientações geográficas, entre outros. Dando continuidade foram construídos os mapas representando os diferentes pontos dos Espaços Geográficos como o Lugar, Espaço Geográfico, Globo terrestre, Mapa das Microrregiões da Paraíba e dos Bairros de Campina Grande, proporcionando o trabalho em equipe e participação freqüente nas aulas de Geografia."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "CARTOGRAFIA, LEITURA DOS MAPAS, LUGAR E ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA5_ID666_10082015152759.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VANESSA DA SILVA FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "VANESSA FREITAS"
    "autor_email" => "wanessas2mm@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA."
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

O presente trabalho desenvolveu-se na Escola Estadual de Ensino de Fundamental e Médio São Sebastião, com as turmas de 1º ano “B”, na cidade de Campina Grande-PB, mediados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), Subprojeto de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, objetivando o trabalho com a Cartografia Alfabetizando para Leitura e Compreensão dos Mapas, além dos parâmetros dos livros didáticos, permitindo assim o contato com as ferramentas do Google Eart Pro e o Google Mapas, até então desconhecidos por parte dos alunos. Divididos por etapas da apresentação até a culminância do projeto, com a construção do Caderno Cartográfico e a Construção dos Mapas representando os locais de vivência, o projeto proporcionou a inserção da Cartografia Escolar no cotidiano dos alunos. Ao longo das aulas foram realizados exercícios aos quais utilizamos para construção do Caderno Cartográfico, que trabalhava os conteúdos de cartografia como construção das noções de espaço, elementos norteadores dos mapas, escalas cartográficas, orientações geográficas, entre outros. Dando continuidade foram construídos os mapas representando os diferentes pontos dos Espaços Geográficos como o Lugar, Espaço Geográfico, Globo terrestre, Mapa das Microrregiões da Paraíba e dos Bairros de Campina Grande, proporcionando o trabalho em equipe e participação freqüente nas aulas de Geografia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.