A MATEMÁTICA NO COTIDIANO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA NO ESTUDO DOS NÚMEROS INTEIROS
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11527 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 502 "inscrito_id" => 1825 "titulo" => "A MATEMÁTICA NO COTIDIANO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA NO ESTUDO DOS NÚMEROS INTEIROS" "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade analisar os resultados de uma proposta metodológica alternativa que tem como objetivo principal a melhoria do ensino e aprendizagem de Matemática, mais precisamente, do conjunto dos números inteiros, tendo em vista a grande aplicabilidade deste conteúdo no cotidiano dos discentes, a importância deste no desenvolvimento de habilidades e competências nos alunos e ainda os resultados insatisfatórios quanto a sua aprendizagem. A proposta foi elaborada com auxílio dos recursos didáticos de resolução de problemas, História da Matemática e jogos matemáticos na perspectiva de proporcionar aos alunos um ensino de Matemática mais dinâmico e agradável e tornar o estudo deste conteúdo mais claro e eficaz e assim diminuindo a aversão ao estudo dos conhecimentos desta ciência. A intervenção pedagógica foi desenvolvida, no período de julho a agosto de 2014, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Poetisa Vicentina Figueiredo Vital do Rêgo, situada na cidade de Campina Grande – PB, com vinte alunos de duas turmas de sexto e sétimo anos, regular, tarde e trata-se de um estudo de caso com características de uma pesquisa-ação e possui uma abordagem qualitativa, a qual utilizou como instrumentos de coleta de dados observações durante todas as atividades da experiência pedagógica. Nossa proposta é fundamentada no método de ensino progressista e na teoria de Vygotsky, onde o aluno assume o centro do processo educacional e o professor, por sua vez, passa a ser responsável pela mediação no processo da construção do conhecimento destes, assim obtendo como tarefa buscar novos meios de produzir a aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, PROPOSTA METODOLÓGICA, RECURSOS DIDÁTICOS, NÚMEROS INTEIROS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA10_ID1825_31072015232321.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR GILZEPH FARIAS ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ARTHUR" "autor_email" => "agilzeph@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11527 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 502 "inscrito_id" => 1825 "titulo" => "A MATEMÁTICA NO COTIDIANO: UMA ABORDAGEM PRÁTICA NO ESTUDO DOS NÚMEROS INTEIROS" "resumo" => "Este trabalho tem como finalidade analisar os resultados de uma proposta metodológica alternativa que tem como objetivo principal a melhoria do ensino e aprendizagem de Matemática, mais precisamente, do conjunto dos números inteiros, tendo em vista a grande aplicabilidade deste conteúdo no cotidiano dos discentes, a importância deste no desenvolvimento de habilidades e competências nos alunos e ainda os resultados insatisfatórios quanto a sua aprendizagem. A proposta foi elaborada com auxílio dos recursos didáticos de resolução de problemas, História da Matemática e jogos matemáticos na perspectiva de proporcionar aos alunos um ensino de Matemática mais dinâmico e agradável e tornar o estudo deste conteúdo mais claro e eficaz e assim diminuindo a aversão ao estudo dos conhecimentos desta ciência. A intervenção pedagógica foi desenvolvida, no período de julho a agosto de 2014, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Poetisa Vicentina Figueiredo Vital do Rêgo, situada na cidade de Campina Grande – PB, com vinte alunos de duas turmas de sexto e sétimo anos, regular, tarde e trata-se de um estudo de caso com características de uma pesquisa-ação e possui uma abordagem qualitativa, a qual utilizou como instrumentos de coleta de dados observações durante todas as atividades da experiência pedagógica. Nossa proposta é fundamentada no método de ensino progressista e na teoria de Vygotsky, onde o aluno assume o centro do processo educacional e o professor, por sua vez, passa a ser responsável pela mediação no processo da construção do conhecimento destes, assim obtendo como tarefa buscar novos meios de produzir a aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Docência em Matemática: desafios, contextos e possibilidades" "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, PROPOSTA METODOLÓGICA, RECURSOS DIDÁTICOS, NÚMEROS INTEIROS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA10_ID1825_31072015232321.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARTHUR GILZEPH FARIAS ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "ARTHUR" "autor_email" => "agilzeph@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }