Este trabalho tem como finalidade analisar os resultados de uma proposta metodológica alternativa que tem como objetivo principal a melhoria do ensino e aprendizagem de Matemática, mais precisamente, do conjunto dos números inteiros, tendo em vista a grande aplicabilidade deste conteúdo no cotidiano dos discentes, a importância deste no desenvolvimento de habilidades e competências nos alunos e ainda os resultados insatisfatórios quanto a sua aprendizagem. A proposta foi elaborada com auxílio dos recursos didáticos de resolução de problemas, História da Matemática e jogos matemáticos na perspectiva de proporcionar aos alunos um ensino de Matemática mais dinâmico e agradável e tornar o estudo deste conteúdo mais claro e eficaz e assim diminuindo a aversão ao estudo dos conhecimentos desta ciência. A intervenção pedagógica foi desenvolvida, no período de julho a agosto de 2014, na Escola Estadual de Ensino Fundamental Poetisa Vicentina Figueiredo Vital do Rêgo, situada na cidade de Campina Grande – PB, com vinte alunos de duas turmas de sexto e sétimo anos, regular, tarde e trata-se de um estudo de caso com características de uma pesquisa-ação e possui uma abordagem qualitativa, a qual utilizou como instrumentos de coleta de dados observações durante todas as atividades da experiência pedagógica. Nossa proposta é fundamentada no método de ensino progressista e na teoria de Vygotsky, onde o aluno assume o centro do processo educacional e o professor, por sua vez, passa a ser responsável pela mediação no processo da construção do conhecimento destes, assim obtendo como tarefa buscar novos meios de produzir a aprendizagem.