A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO NA GEOGRAFIA
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11549 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 37 "inscrito_id" => 315 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO NA GEOGRAFIA" "resumo" => "O presente artigo consiste na descrição de um projeto educativo que foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho situada no município de Guarabira/PB, onde fora idealizado por uma professora de Geografia que atua na presente instituição. A partir da experiência vivenciada no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e, posteriormente algumas contribuições no projeto intitulado como Diário de Notícias. Constatamos que através desse projeto, que abraçou a Internet e a compulsão dos alunos com os celulares em sala de aula nas redes sociais, estimulou o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, contribuindo para a formação de um sujeito crítico que possa ser capaz de entender e transformar a sua própria realidade. Tratar de temas concernentes a Geografia e fomentar debates entre os alunos sobre temas atuais que envolvem toda a sociedade no Facebook, entre outras redes sociais, contribuem de modo positivo na produção do conhecimento. Para tanto, o referido estudo tem como objetivo descrever a importância do Projeto Diário de Notícias mediante sua abordagem ao público jovem pelas redes sociais. Este estudo caracteriza-se como descritivo e exploratório, onde foram coletados informações e depoimentos dos alunos a respeito da contribuição do Diário de Notícias para a sua aprendizagem geográfica. Os sujeitos participantes são alunos do ensino médio regular. As leituras vinculadas no decorrer do projeto foram realizadas no intuito de estimular o desenvolvimento e formação do pensamento crítico dos alunos, especificamente, abrangendo temas relativos à Geografia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "PRÁTICA DE ENSINO, TECNOLOGIA, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID315_22062015183031.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLENILSON DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "CLENILSON" "autor_email" => "klenilson2008@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11549 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 37 "inscrito_id" => 315 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DAS REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO NA GEOGRAFIA" "resumo" => "O presente artigo consiste na descrição de um projeto educativo que foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Soares de Carvalho situada no município de Guarabira/PB, onde fora idealizado por uma professora de Geografia que atua na presente instituição. A partir da experiência vivenciada no Programa de Iniciação à Docência (PIBID) e, posteriormente algumas contribuições no projeto intitulado como Diário de Notícias. Constatamos que através desse projeto, que abraçou a Internet e a compulsão dos alunos com os celulares em sala de aula nas redes sociais, estimulou o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos, contribuindo para a formação de um sujeito crítico que possa ser capaz de entender e transformar a sua própria realidade. Tratar de temas concernentes a Geografia e fomentar debates entre os alunos sobre temas atuais que envolvem toda a sociedade no Facebook, entre outras redes sociais, contribuem de modo positivo na produção do conhecimento. Para tanto, o referido estudo tem como objetivo descrever a importância do Projeto Diário de Notícias mediante sua abordagem ao público jovem pelas redes sociais. Este estudo caracteriza-se como descritivo e exploratório, onde foram coletados informações e depoimentos dos alunos a respeito da contribuição do Diário de Notícias para a sua aprendizagem geográfica. Os sujeitos participantes são alunos do ensino médio regular. As leituras vinculadas no decorrer do projeto foram realizadas no intuito de estimular o desenvolvimento e formação do pensamento crítico dos alunos, especificamente, abrangendo temas relativos à Geografia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "PRÁTICA DE ENSINO, TECNOLOGIA, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID315_22062015183031.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLENILSON DOS SANTOS SILVA" "autor_nome_curto" => "CLENILSON" "autor_email" => "klenilson2008@gmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }