Este trabalho possui o intuito de apresentar, como os professores regentes percebem e trabalham o Material Dourado em sala de aula. Como atividade do ProExt - Programa de Extensão Universitária, foi executado, em parceria entre o IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba e a Escola Estadual de Educação Básica, um minicurso, intitulado: Calculando com o Material Dourado, onde foi aplicado, em 3 (três) turmas de 5º ano do Ensino Fundamental, o jogo Ganhando um Bloco, com o objetivo de verificar a importância do Material Dourado na aprendizagem significativa da Matemática pelos alunos. Participaram deste momento, além dos alunos e pesquisadores, os professores regentes de cada sala de aula. Após todo desenvolvimento das atividades, foi pedido para que cada docentes respondesse um questionário, com o intuito de averiguar a acessibilidade, o uso e a viabilidade do Material Dourado no ensino-aprendizagem da Matemática. As respostas obtidas deste questionamento mostram o reconhecimento da importância deste material, pois o mesmo trás o lúdico na construção dos saberes do aluno, contribuindo para um desempenho satisfatório no interesse e na solidificação dos conhecimentos da Matemática. Porém, estes professores também admitiram que raramente utilizam este instrumento de aprendizagem. Concluiu-se assim, apesar de sua pouca utilização, que vale a pena o professor investir na metodologia do Material Dourado como auxílio para o ensino da Matemática, pois os alunos poderão participar ativamente e por meio do material desenvolver habilidades Matemáticas possibilitando uma aprendizagem significativa.