DOCENTES E MATERIAL DOURADO: UMA EXPERIÊNCIA NO PROEXT
"2012-11-23 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 1152 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 89 "inscrito_id" => 349 "titulo" => "DOCENTES E MATERIAL DOURADO: UMA EXPERIÊNCIA NO PROEXT" "resumo" => "Este trabalho possui o intuito de apresentar, como os professores regentes percebem e trabalham o Material Dourado em sala de aula. Como atividade do ProExt - Programa de Extensão Universitária, foi executado, em parceria entre o IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba e a Escola Estadual de Educação Básica, um minicurso, intitulado: Calculando com o Material Dourado, onde foi aplicado, em 3 (três) turmas de 5º ano do Ensino Fundamental, o jogo Ganhando um Bloco, com o objetivo de verificar a importância do Material Dourado na aprendizagem significativa da Matemática pelos alunos. Participaram deste momento, além dos alunos e pesquisadores, os professores regentes de cada sala de aula. Após todo desenvolvimento das atividades, foi pedido para que cada docentes respondesse um questionário, com o intuito de averiguar a acessibilidade, o uso e a viabilidade do Material Dourado no ensino-aprendizagem da Matemática. As respostas obtidas deste questionamento mostram o reconhecimento da importância deste material, pois o mesmo trás o lúdico na construção dos saberes do aluno, contribuindo para um desempenho satisfatório no interesse e na solidificação dos conhecimentos da Matemática. Porém, estes professores também admitiram que raramente utilizam este instrumento de aprendizagem. Concluiu-se assim, apesar de sua pouca utilização, que vale a pena o professor investir na metodologia do Material Dourado como auxílio para o ensino da Matemática, pois os alunos poderão participar ativamente e por meio do material desenvolver habilidades Matemáticas possibilitando uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)" "palavra_chave" => "MATERIAL DOURADO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_349.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA FERNANDES CAMPOS VIEIRA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amandarp.fernandes@yahoo." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS – CAMPUS RIO POMBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 1152 "edicao_id" => 4 "trabalho_id" => 89 "inscrito_id" => 349 "titulo" => "DOCENTES E MATERIAL DOURADO: UMA EXPERIÊNCIA NO PROEXT" "resumo" => "Este trabalho possui o intuito de apresentar, como os professores regentes percebem e trabalham o Material Dourado em sala de aula. Como atividade do ProExt - Programa de Extensão Universitária, foi executado, em parceria entre o IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba e a Escola Estadual de Educação Básica, um minicurso, intitulado: Calculando com o Material Dourado, onde foi aplicado, em 3 (três) turmas de 5º ano do Ensino Fundamental, o jogo Ganhando um Bloco, com o objetivo de verificar a importância do Material Dourado na aprendizagem significativa da Matemática pelos alunos. Participaram deste momento, além dos alunos e pesquisadores, os professores regentes de cada sala de aula. Após todo desenvolvimento das atividades, foi pedido para que cada docentes respondesse um questionário, com o intuito de averiguar a acessibilidade, o uso e a viabilidade do Material Dourado no ensino-aprendizagem da Matemática. As respostas obtidas deste questionamento mostram o reconhecimento da importância deste material, pois o mesmo trás o lúdico na construção dos saberes do aluno, contribuindo para um desempenho satisfatório no interesse e na solidificação dos conhecimentos da Matemática. Porém, estes professores também admitiram que raramente utilizam este instrumento de aprendizagem. Concluiu-se assim, apesar de sua pouca utilização, que vale a pena o professor investir na metodologia do Material Dourado como auxílio para o ensino da Matemática, pois os alunos poderão participar ativamente e por meio do material desenvolver habilidades Matemáticas possibilitando uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)" "palavra_chave" => "MATERIAL DOURADO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, EDUCAÇÃO BÁSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Poster_349.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:47" "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMANDA FERNANDES CAMPOS VIEIRA" "autor_nome_curto" => "AMANDA" "autor_email" => "amandarp.fernandes@yahoo." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS – CAMPUS RIO POMBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-epbem" "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM" "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012" "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png" "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-11-23 23:00:00" "publicacao_id" => 4 "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática" "publicacao_codigo" => "2317-0042" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }