Artigo Anais VII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

DOCENTES E MATERIAL DOURADO: UMA EXPERIÊNCIA NO PROEXT

Palavra-chaves: MATERIAL DOURADO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, EDUCAÇÃO BÁSICA Relato de Experiência (RE) 09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)
"2012-11-24 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1152
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 89
    "inscrito_id" => 349
    "titulo" => "DOCENTES E MATERIAL DOURADO: UMA EXPERIÊNCIA NO PROEXT"
    "resumo" => "Este trabalho possui o intuito de apresentar, como os professores regentes percebem e trabalham o Material Dourado em sala de aula. Como atividade do ProExt - Programa de Extensão Universitária, foi executado, em parceria entre o IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba e a Escola Estadual de Educação Básica, um minicurso, intitulado: Calculando com o Material Dourado, onde foi aplicado, em 3 (três) turmas de 5º ano do Ensino Fundamental, o jogo Ganhando um Bloco, com o objetivo de verificar a importância do Material Dourado na aprendizagem significativa da Matemática pelos alunos. Participaram deste momento, além dos alunos e pesquisadores, os professores regentes de cada sala de aula. Após todo desenvolvimento das atividades, foi pedido para que cada docentes respondesse um questionário, com o intuito de averiguar a acessibilidade, o uso e a viabilidade do Material Dourado no ensino-aprendizagem da Matemática. As respostas obtidas deste questionamento mostram o reconhecimento da importância deste material, pois o mesmo trás o lúdico na construção dos saberes do aluno, contribuindo para um desempenho satisfatório no interesse e na solidificação dos conhecimentos da Matemática. Porém, estes professores também admitiram que raramente utilizam este instrumento de aprendizagem. Concluiu-se assim, apesar de sua pouca utilização, que vale a pena o professor investir na metodologia do Material Dourado como auxílio para o ensino da Matemática, pois os alunos poderão participar ativamente e por meio do material desenvolver habilidades Matemáticas possibilitando uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)"
    "palavra_chave" => "MATERIAL DOURADO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_349.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA FERNANDES CAMPOS VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amandarp.fernandes@yahoo."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS – CAMPUS RIO POMBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1152
    "edicao_id" => 4
    "trabalho_id" => 89
    "inscrito_id" => 349
    "titulo" => "DOCENTES E MATERIAL DOURADO: UMA EXPERIÊNCIA NO PROEXT"
    "resumo" => "Este trabalho possui o intuito de apresentar, como os professores regentes percebem e trabalham o Material Dourado em sala de aula. Como atividade do ProExt - Programa de Extensão Universitária, foi executado, em parceria entre o IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba e a Escola Estadual de Educação Básica, um minicurso, intitulado: Calculando com o Material Dourado, onde foi aplicado, em 3 (três) turmas de 5º ano do Ensino Fundamental, o jogo Ganhando um Bloco, com o objetivo de verificar a importância do Material Dourado na aprendizagem significativa da Matemática pelos alunos. Participaram deste momento, além dos alunos e pesquisadores, os professores regentes de cada sala de aula. Após todo desenvolvimento das atividades, foi pedido para que cada docentes respondesse um questionário, com o intuito de averiguar a acessibilidade, o uso e a viabilidade do Material Dourado no ensino-aprendizagem da Matemática. As respostas obtidas deste questionamento mostram o reconhecimento da importância deste material, pois o mesmo trás o lúdico na construção dos saberes do aluno, contribuindo para um desempenho satisfatório no interesse e na solidificação dos conhecimentos da Matemática. Porém, estes professores também admitiram que raramente utilizam este instrumento de aprendizagem. Concluiu-se assim, apesar de sua pouca utilização, que vale a pena o professor investir na metodologia do Material Dourado como auxílio para o ensino da Matemática, pois os alunos poderão participar ativamente e por meio do material desenvolver habilidades Matemáticas possibilitando uma aprendizagem significativa."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "09 - Educação Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (EMEIAIEF)"
    "palavra_chave" => "MATERIAL DOURADO, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_349.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 20:58:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA FERNANDES CAMPOS VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amandarp.fernandes@yahoo."
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS – CAMPUS RIO POMBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2012"
    "edicao_logo" => "5e49c09ba9bc2_16022020192219.png"
    "edicao_capa" => "5e49c06663c32_16022020192126.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de novembro de 2012

Resumo

Este trabalho possui o intuito de apresentar, como os professores regentes percebem e trabalham o Material Dourado em sala de aula. Como atividade do ProExt - Programa de Extensão Universitária, foi executado, em parceria entre o IF Sudeste MG - Campus Rio Pomba e a Escola Estadual de Educação Básica, um minicurso, intitulado: Calculando com o Material Dourado, onde foi aplicado, em 3 (três) turmas de 5º ano do Ensino Fundamental, o jogo Ganhando um Bloco, com o objetivo de verificar a importância do Material Dourado na aprendizagem significativa da Matemática pelos alunos. Participaram deste momento, além dos alunos e pesquisadores, os professores regentes de cada sala de aula. Após todo desenvolvimento das atividades, foi pedido para que cada docentes respondesse um questionário, com o intuito de averiguar a acessibilidade, o uso e a viabilidade do Material Dourado no ensino-aprendizagem da Matemática. As respostas obtidas deste questionamento mostram o reconhecimento da importância deste material, pois o mesmo trás o lúdico na construção dos saberes do aluno, contribuindo para um desempenho satisfatório no interesse e na solidificação dos conhecimentos da Matemática. Porém, estes professores também admitiram que raramente utilizam este instrumento de aprendizagem. Concluiu-se assim, apesar de sua pouca utilização, que vale a pena o professor investir na metodologia do Material Dourado como auxílio para o ensino da Matemática, pois os alunos poderão participar ativamente e por meio do material desenvolver habilidades Matemáticas possibilitando uma aprendizagem significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.