Ao longo da evolução humana, a escola tenta evoluir acompanhando o desenvolvimento da ciência, tecnologia e novas formas de adquirir conhecimento. Como a escola não é uma instituição a parte da sociedade, com a evolução do conhecimento vem novas responsabilidades para a educação escolar. As discursões científicas sobre o papel de educar pela instituição escola, nestes últimos anos ganhou notoriedade na mídia e nos ciclos de debate, tanto informal como formal para assuntos ou problemas de cunho específico. Com isso o papel social da escola vem sendo alterado ao longo dos anos, sendo influenciado pela sociedade. O referido trabalho tem como objetivo de analisar como se dar a escolha do pedagogo em atuar na educação infantil. Para chegar a uma conclusão e alcançar o objetivo geral usamos como metodologia a pesquisa com coleta de dados através de questionário para poder entender a escolha de atuar na educação infantil. A pesquisa foi realizada em duas escolas particulares de Brasília-DF, com seis professoras. Por fim chegamos a conclusão que as pesquisadas todas possuía a graduação em pedagogia, apenas 33% possui pós-graduação em Educação Infantil. Este dado nos remete que o interesse em se capacitar é um ponto a ser melhorado, demonstrando a desmotivação na área educacional. Outro dado que nos chama atenção é em escolher a área de atuação, os dados revelam que os profissionais usam interesses pessoais e afinidade com criança para atuar na educação infantil, demonstrando insegurança profissional ou falta de conhecimento científico na decisão em atuar na educação infantil.