HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO DA PROFESSORA ALFABETIZADORA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 11689 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 29 "inscrito_id" => 848 "titulo" => "HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO DA PROFESSORA ALFABETIZADORA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO" "resumo" => """ Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar os processos de formação experienciados por professoras alfabetizadoras da rede pública de ensino. É parte integrante de uma pesquisa de mestrado concluída que foi desenvolvida na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Em meio a tantos outros saberes, a experiência do trabalho docente é percebida como elemento de formação capaz de valorizar o papel dos saberes adquiridos na prática. Entendendo a vida cotidiana como território privilegiado do saber, optei por buscar a fundamentação teórica e metodológica em pesquisadores que procuram aproximar a educação da vida, apontando num processo de interação e interlocução possibilidades interpretativas do saber-fazer docente. Apresento narrativas (auto) biográficas de quatro professoras alfabetizadoras buscando compreender o modo como foram se construindo alfabetizadoras na experiência com o trabalho alfabetizador, principalmente como viveram o movimento de mudança conceitual em termos de alfabetização, acontecida em nosso país no final da década de 80 e início da década de 90 com a chegada da Psicogênese da Língua Escrita. Portanto, no presente estudo, as histórias de vida de professoras alfabetizadoras são compreendidas como alavanca para o conhecimento.\r\n PALAVRAS-CHAVE: História de Vida, Formação de Professoras alfabetizadoras, Pesquisa (auto) biográfica """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DE VIDA, FORMAÇÃO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS, PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA14_ID848_04062015112332.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSARA CASSIANO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "JUSSARA" "autor_email" => "professorajussara@yahoo.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS UCP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 11689 "edicao_id" => 35 "trabalho_id" => 29 "inscrito_id" => 848 "titulo" => "HISTÓRIA DE VIDA E FORMAÇÃO DA PROFESSORA ALFABETIZADORA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO" "resumo" => """ Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar os processos de formação experienciados por professoras alfabetizadoras da rede pública de ensino. É parte integrante de uma pesquisa de mestrado concluída que foi desenvolvida na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Em meio a tantos outros saberes, a experiência do trabalho docente é percebida como elemento de formação capaz de valorizar o papel dos saberes adquiridos na prática. Entendendo a vida cotidiana como território privilegiado do saber, optei por buscar a fundamentação teórica e metodológica em pesquisadores que procuram aproximar a educação da vida, apontando num processo de interação e interlocução possibilidades interpretativas do saber-fazer docente. Apresento narrativas (auto) biográficas de quatro professoras alfabetizadoras buscando compreender o modo como foram se construindo alfabetizadoras na experiência com o trabalho alfabetizador, principalmente como viveram o movimento de mudança conceitual em termos de alfabetização, acontecida em nosso país no final da década de 80 e início da década de 90 com a chegada da Psicogênese da Língua Escrita. Portanto, no presente estudo, as histórias de vida de professoras alfabetizadoras são compreendidas como alavanca para o conhecimento.\r\n PALAVRAS-CHAVE: História de Vida, Formação de Professoras alfabetizadoras, Pesquisa (auto) biográfica """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Formação Docente: Saberes, Sujeitos e Práticas" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DE VIDA, FORMAÇÃO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS, PESQUISA (AUTO) BIOGRÁFICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA14_ID848_04062015112332.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:58" "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSSARA CASSIANO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "JUSSARA" "autor_email" => "professorajussara@yahoo.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS UCP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/enid/2015" "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png" "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }