Este trabalho configura-se como um relato de experiência das ações desenvolvidas na disciplina de Língua Portuguesa em parceria com o macrocampo Leitura e Letramento, da Escola Estadual de Ensino Médio Nenzinha Cunha Lima. As atividades aqui relatadas abordam a leitura e a escrita como meio e fim, e visam o incentivo à leitura, e a consequente contribuição na produção escrita, assim como a formação crítica do alunado. Diante disso, e dos resultados positivos advindos da I Semana da Leitura NCL realizada em 2013, descrevemos neste artigo as atividades realizadas na segunda edição do evento que homenageou o compositor e cantor Chico Buarque de Hollanda, tendo em vista os 50 anos do golpe militar em 2014. Assim sendo, propostas de discussão de textos em sala de aula sobre a temática introduziram os estudos sobre suas canções e ampliaram o universo temático desse autor. Estratégias de escuta, análise e relação com filmes, produções artísticas manuais, leitura para crianças e elaboração de comentários e outros textos escritos, auxiliaram para o conhecimento do autor e da temática – ditadura – foco dessa abordagem. Unindo toda a comunidade escolar e inserindo os alunos em um universo letrado ao qual não estão acostumados, as práticas letradas desenvolvidas nesse projeto contribuíram na formação de leitores, obtendo resultados significativos no que diz respeito ao estímulo à leitura, à busca por livros na biblioteca da escola, à criticidade com argumentações consistentes e produções escritas planejadas e com escrita adequada às situações formais.