Artigo Anais XV EBRAPEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-8444

Estratégias de Resolução de Problema de Divisão Quotitiva no 4º Ano do Ensino Fundamental

Publicado em 07 de novembro de 2011

Resumo

Este artigo apresenta análise das estratégias de resolução de problemas de divisão quotitiva empregadas pelas crianças com idade entre 8 a 10 anos de uma escola da rede pública situada na cidade de Maceió. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de caso, fundamentada nas teorias de Resolução de Problemas e Campo conceitual Multiplicativo. Participaram do presente estudo 36 estudantes e a respectiva professora regente da turma que aplicou a atividade composta de quatro problemas de divisão. Optou-se por trabalhar com estrutura multiplicativa, especificamente a operação de divisão, por meio de Resolução de Problemas por se tratar de aportes teóricos que estão direcionados para o estudo do conteúdo matemático, buscando a compreensão de conceitos e não a mera exposição de técnicas. Os resultados revelam que essas crianças mesmo utilizando estratégias de resolução, respondendo os problemas matemáticos corretamente ainda não construíram o conceito multiplicativo, pois suas respostas pautam na adição.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.