Resumo: Esse artigo apresenta parte da dissertação de mestrado defendida em junho de 2010 na Universidade Federal do Pará, onde se investigou como se apresentam os aspectos formativos e expectativas de formação expressas por estudantes da Licenciatura em Matemática em processo de formação inicial. Nessa pesquisa, foram investigados 27 licenciandos, inicialmente, mas finalizando com 6 sujeitos. Após aplicação de instrumentos de pesquisa, como questionários, diários de bordo e entrevistas, analisou-se as informações, chegando a 3 categorias: As relações entre Matemática e ensino a partir do olhar discente; Os saberes experienciais concomitantes à formação inicial; e, o Professor como influenciador face às mudanças socioculturais. Essas 3 categorias já nos apontam aspectos de formação docente já existentes em estudantes da licenciatura que merecem apresentação, discussão e validação pela comunidade científica, evidenciando o saber do inacabamento da formação como característica fixa na formação inicial.
Palavras-chave: Aspectos Formativos; Docência; Licenciatura; Estudantes; Matemática.