Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LEITURA COMO MECANISMO DE CRIATIVIDADE, MOTIVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO EM UMA TURMA MULTISSERIADA DE UMA ESCOLA VIÇOSENSE.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 109136
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 398
    "inscrito_id" => 5585
    "titulo" => "A LEITURA COMO MECANISMO DE CRIATIVIDADE, MOTIVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO EM UMA TURMA MULTISSERIADA DE UMA ESCOLA VIÇOSENSE."
    "resumo" => "Um dos principais objetivos da escola é ensinar os alunos a ler. Esta tarefa vem sendo um desafio persistente para professores do ensino fundamental I, visto que, muitos estudantes estão tendo dificuldades de aprendizagem por conta da constante falta de leitura. A leitura se faz necessária em um mundo com inúmeras transformações. Embora muitos estudantes tenham consciência de sua função, muitos ainda não desenvolveram tal virtude. Contudo, cabe a escola mostrar as possibilidades que a leitura pode proporcionar na vida destes discentes. O intuito deste trabalho foi favorecer o desenvolvimento cognitivo, criativo e motivacional dos estudantes despertando-lhes de forma espontânea e prazerosa para o mundo fantástico da leitura. Para isso, desenvolvemos algumas ações para atingir tal objetivo, a saber: criou-se um espaço na sala de aula destinado aos livros literários (cantinho da leitura); realizou-se narrações de histórias; realizou-se rodas de leitura no ambiente externo a sala de aula e na sala de aula; e promoveu-se um sarau de leitura e dramaturgia para os estudantes. Estas atividades ajudaram os alunos no desenvolvimento dos sentidos no ato de leitura. O processo de interpretação e compreensão também foi construído durante este trabalho. Desta forma, as habilidades que por muitas vezes, são trabalhadas de forma mecânica e com exercícios de memorização, foram usadas de maneira dinâmica e participativa. Portanto, com base nos resultados, verificou-se que a leitura quando trabalhada de forma criativa e voltada para a ludicidade faz com que os estudantes possam desenvolvê-la mais facilmente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5585_TB398_26102024145109.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ROMÁRIO DE SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Romário Silva"
    "autor_email" => "sousa.romario33@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 109136
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 398
    "inscrito_id" => 5585
    "titulo" => "A LEITURA COMO MECANISMO DE CRIATIVIDADE, MOTIVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO EM UMA TURMA MULTISSERIADA DE UMA ESCOLA VIÇOSENSE."
    "resumo" => "Um dos principais objetivos da escola é ensinar os alunos a ler. Esta tarefa vem sendo um desafio persistente para professores do ensino fundamental I, visto que, muitos estudantes estão tendo dificuldades de aprendizagem por conta da constante falta de leitura. A leitura se faz necessária em um mundo com inúmeras transformações. Embora muitos estudantes tenham consciência de sua função, muitos ainda não desenvolveram tal virtude. Contudo, cabe a escola mostrar as possibilidades que a leitura pode proporcionar na vida destes discentes. O intuito deste trabalho foi favorecer o desenvolvimento cognitivo, criativo e motivacional dos estudantes despertando-lhes de forma espontânea e prazerosa para o mundo fantástico da leitura. Para isso, desenvolvemos algumas ações para atingir tal objetivo, a saber: criou-se um espaço na sala de aula destinado aos livros literários (cantinho da leitura); realizou-se narrações de histórias; realizou-se rodas de leitura no ambiente externo a sala de aula e na sala de aula; e promoveu-se um sarau de leitura e dramaturgia para os estudantes. Estas atividades ajudaram os alunos no desenvolvimento dos sentidos no ato de leitura. O processo de interpretação e compreensão também foi construído durante este trabalho. Desta forma, as habilidades que por muitas vezes, são trabalhadas de forma mecânica e com exercícios de memorização, foram usadas de maneira dinâmica e participativa. Portanto, com base nos resultados, verificou-se que a leitura quando trabalhada de forma criativa e voltada para a ludicidade faz com que os estudantes possam desenvolvê-la mais facilmente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID5585_TB398_26102024145109.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO ROMÁRIO DE SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Romário Silva"
    "autor_email" => "sousa.romario33@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Um dos principais objetivos da escola é ensinar os alunos a ler. Esta tarefa vem sendo um desafio persistente para professores do ensino fundamental I, visto que, muitos estudantes estão tendo dificuldades de aprendizagem por conta da constante falta de leitura. A leitura se faz necessária em um mundo com inúmeras transformações. Embora muitos estudantes tenham consciência de sua função, muitos ainda não desenvolveram tal virtude. Contudo, cabe a escola mostrar as possibilidades que a leitura pode proporcionar na vida destes discentes. O intuito deste trabalho foi favorecer o desenvolvimento cognitivo, criativo e motivacional dos estudantes despertando-lhes de forma espontânea e prazerosa para o mundo fantástico da leitura. Para isso, desenvolvemos algumas ações para atingir tal objetivo, a saber: criou-se um espaço na sala de aula destinado aos livros literários (cantinho da leitura); realizou-se narrações de histórias; realizou-se rodas de leitura no ambiente externo a sala de aula e na sala de aula; e promoveu-se um sarau de leitura e dramaturgia para os estudantes. Estas atividades ajudaram os alunos no desenvolvimento dos sentidos no ato de leitura. O processo de interpretação e compreensão também foi construído durante este trabalho. Desta forma, as habilidades que por muitas vezes, são trabalhadas de forma mecânica e com exercícios de memorização, foram usadas de maneira dinâmica e participativa. Portanto, com base nos resultados, verificou-se que a leitura quando trabalhada de forma criativa e voltada para a ludicidade faz com que os estudantes possam desenvolvê-la mais facilmente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.