Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSTRUÇÃO DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE: VISÕES DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS NO ALTO SERTÃO PARAIBANO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, sexualidade e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113735
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6943
    "inscrito_id" => 625
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE: VISÕES DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS NO ALTO SERTÃO PARAIBANO."
    "resumo" => "A pesquisa propõe analisar, através da percepção dos professores, os estereótipos de masculinidade e feminilidade presentes no alto sertão paraibano, a partir das práticas docentes dentro da rede pública de ensino. Do ponto de vista teórico, essa pesquisa será feita sob a perspectiva dos Estudos Queer, que buscam tornar visíveis as injustiças e violências implicadas na disseminação de normas e convenções culturais a partir de uma lógica dicotômica na sociedade (Miskolci, 2007; Butler, 2018). Além disso, é importante entender de que forma a escola delimita espaços, separando e instituindo a partir de símbolos e códigos com estruturas disciplinares rígidas e, consequentemente, como isso pode afetar os sujeitos em um ambiente escolar e em suas relações sociais (Bento, 2011; Louro, 1997). Desse modo, para o estudo, será feita uma articulação entre essas identidades construídas socialmente com a história regional e local, principalmente na perspectiva de como as masculinidades e feminilidades são construídas a partir de uma produção cultural são partes indispensáveis nesta pesquisa (Albuquerque Júnior, 2013). Em termos metodológicos, a pesquisa é bibliográfica, de cunho histórico, qualitativo e exploratório, destaca-se a junção entre as fontes históricas para a compreensão das questões apresentadas neste estudo, a partir de relatos e testemunhos obtidos diretamente de pessoas sobre eventos, experiências, memórias vividas para analisar um determinado contexto e recorte histórico no ambiente escolar. Com isso, a proposta metodológica é investigar como os professores lidam com os alunos dentro do ambiente escolar e como estabelecem parâmetros para as discussões sobre gênero e sexualidade no processo de ensino-aprendizagem. Sob essa perspectiva, esse material selecionado será importante para compreender como esses discursos são produzidos a partir de uma produção cultural na construção de masculinidade e feminilidade, tendo a instituição escolar como um campo social que pode legitimar e reforçar alguns comportamentos e padrões dentro da sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID625_TB6943_24102024150923.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ÁDRIO DEBRAY ALBUQUERQUE DOS ANJOS COÊLHO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ ÁDRIO"
    "autor_email" => "jose.adrio@estudante.ufcg.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113735
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6943
    "inscrito_id" => 625
    "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DO GÊNERO E DA SEXUALIDADE: VISÕES DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS NO ALTO SERTÃO PARAIBANO."
    "resumo" => "A pesquisa propõe analisar, através da percepção dos professores, os estereótipos de masculinidade e feminilidade presentes no alto sertão paraibano, a partir das práticas docentes dentro da rede pública de ensino. Do ponto de vista teórico, essa pesquisa será feita sob a perspectiva dos Estudos Queer, que buscam tornar visíveis as injustiças e violências implicadas na disseminação de normas e convenções culturais a partir de uma lógica dicotômica na sociedade (Miskolci, 2007; Butler, 2018). Além disso, é importante entender de que forma a escola delimita espaços, separando e instituindo a partir de símbolos e códigos com estruturas disciplinares rígidas e, consequentemente, como isso pode afetar os sujeitos em um ambiente escolar e em suas relações sociais (Bento, 2011; Louro, 1997). Desse modo, para o estudo, será feita uma articulação entre essas identidades construídas socialmente com a história regional e local, principalmente na perspectiva de como as masculinidades e feminilidades são construídas a partir de uma produção cultural são partes indispensáveis nesta pesquisa (Albuquerque Júnior, 2013). Em termos metodológicos, a pesquisa é bibliográfica, de cunho histórico, qualitativo e exploratório, destaca-se a junção entre as fontes históricas para a compreensão das questões apresentadas neste estudo, a partir de relatos e testemunhos obtidos diretamente de pessoas sobre eventos, experiências, memórias vividas para analisar um determinado contexto e recorte histórico no ambiente escolar. Com isso, a proposta metodológica é investigar como os professores lidam com os alunos dentro do ambiente escolar e como estabelecem parâmetros para as discussões sobre gênero e sexualidade no processo de ensino-aprendizagem. Sob essa perspectiva, esse material selecionado será importante para compreender como esses discursos são produzidos a partir de uma produção cultural na construção de masculinidade e feminilidade, tendo a instituição escolar como um campo social que pode legitimar e reforçar alguns comportamentos e padrões dentro da sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID625_TB6943_24102024150923.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ÁDRIO DEBRAY ALBUQUERQUE DOS ANJOS COÊLHO"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉ ÁDRIO"
    "autor_email" => "jose.adrio@estudante.ufcg.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A pesquisa propõe analisar, através da percepção dos professores, os estereótipos de masculinidade e feminilidade presentes no alto sertão paraibano, a partir das práticas docentes dentro da rede pública de ensino. Do ponto de vista teórico, essa pesquisa será feita sob a perspectiva dos Estudos Queer, que buscam tornar visíveis as injustiças e violências implicadas na disseminação de normas e convenções culturais a partir de uma lógica dicotômica na sociedade (Miskolci, 2007; Butler, 2018). Além disso, é importante entender de que forma a escola delimita espaços, separando e instituindo a partir de símbolos e códigos com estruturas disciplinares rígidas e, consequentemente, como isso pode afetar os sujeitos em um ambiente escolar e em suas relações sociais (Bento, 2011; Louro, 1997). Desse modo, para o estudo, será feita uma articulação entre essas identidades construídas socialmente com a história regional e local, principalmente na perspectiva de como as masculinidades e feminilidades são construídas a partir de uma produção cultural são partes indispensáveis nesta pesquisa (Albuquerque Júnior, 2013). Em termos metodológicos, a pesquisa é bibliográfica, de cunho histórico, qualitativo e exploratório, destaca-se a junção entre as fontes históricas para a compreensão das questões apresentadas neste estudo, a partir de relatos e testemunhos obtidos diretamente de pessoas sobre eventos, experiências, memórias vividas para analisar um determinado contexto e recorte histórico no ambiente escolar. Com isso, a proposta metodológica é investigar como os professores lidam com os alunos dentro do ambiente escolar e como estabelecem parâmetros para as discussões sobre gênero e sexualidade no processo de ensino-aprendizagem. Sob essa perspectiva, esse material selecionado será importante para compreender como esses discursos são produzidos a partir de uma produção cultural na construção de masculinidade e feminilidade, tendo a instituição escolar como um campo social que pode legitimar e reforçar alguns comportamentos e padrões dentro da sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.