Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DE EMPREENDEDORISMO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO: DESAFIOS E PRÁTICAS INOVADORAS

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A inserção do empreendedorismo nos currículos universitários, antes restrita aos cursos de Administração, tem se expandido para diversas áreas do conhecimento, como engenharia, computação e saúde. Essa diversificação busca estimular o desenvolvimento de profissionais com perfil empreendedor, capazes de identificar oportunidades de negócio e de criar projetos inovadores, gerando valor econômico e social em diferentes domínios. No entanto, a implementação do ensino de empreendedorismo nesses cursos enfrenta desafios como a necessidade de adaptar as metodologias pedagógicas para atender às especificidades de cada área do conhecimento. Entende-se que o ensino do empreendedorismo em diferentes cursos de graduação pode promover a inovação, aumentar a empregabilidade dos graduados e incentivar a criação de negócios que atendam às necessidades específicas de cada campo de atuação. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar o ensino de empreendedorismo em cursos de graduação que não são de Administração, identificando os principais desafios e as práticas pedagógicas inovadoras apontadas na literatura dos últimos 5 anos. Realizou-se uma pesquisa de revisão bibliográfica, de caráter qualitativo, que compreendeu a busca de artigos nacionais publicados em periódicos revisados por pares, no período de 2019 a 2024, focados no ensino de empreendedorismo em cursos de graduação diversos. Os achados indicam poucas pesquisas focadas no ensino formal do empreendedorismo em cursos de graduação distintos de Administração. Em suma, verificou-se que os principais desafios no ensino de empreendedorismo na graduação residem na integração da temática com currículos tradicionais, na falta de qualificação de professores e na ausência de indicadores de desempenho claros. As práticas inovadoras incluem parcerias com o setor privado e utilização de metodologias ativas, onde os alunos tenham maior protagonismo, como é o caso da elaboração dos planos e feiras de negócios. Conclui-se que ainda há muito a ser estudado acerca da implantação, efetividade e impacto a longo prazo dessas iniciativas.

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