A avaliação da aprendizagem é um processo importante na educação, e que com a pandemia trouxe muitos questionamentos ligados a como avaliar o aluno de forma remota e quais tecnologias podem auxiliar nesse processo, e mesmo após o cenário pandêmico, a utilização desses meios digitais continua sendo utilizada. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma avaliação formativo-reguladora em disciplinas de química utilizando as plataformas Quizizz e PhET. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Pernambuco, campus Barreiros, com duas turmas de 1º do Ensino Médio integrado do curso de agropecuária, dentro do Programa Residência Pedagógica (PRP). Os resultados obtidos através da aplicação das duas plataformas sinalizaram que é possível desenvolver a avaliação formativo-reguladora utilizando as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs), pois através delas o docente pode acompanhar a aprendizagem do estudante de forma contínua. Além disso, os dados adquiridos na pesquisa resultaram em um bom desempenho dos discentes, mostrando assim o potencial dessa ferramenta no processo de avaliação da aprendizagem de química. Portanto, o presente trabalho contribuiu para temática da avaliação da aprendizagem com o uso de tecnologias digitais no ensino de química, considerando a importância desses instrumentos na sociedade e na educação.