O presente artigo tem por objetivo expor a comparação do preparo de formação profissional entre o Programa de Residência Pedagógica (PRP) e o processo completo do Estágio Curricular Obrigatório (ECO), ambos destinados aos licenciandos do curso de Letras - Língua Portuguesa da Universidade Federal do Pará (UFPA). Desse modo, a pesquisa qualitativa tomou como fonte discursiva entrevista virtual que norteou a autoavaliação e o processo de formação de dez participantes do PRP e dez discentes que finalizaram o processo do ECO. O estudo discute a identidade do professor (Rankel; Stahlshmidt, 2009), o preparo profissional (Libâneo; Pimenta, 1999), as práticas docentes (Pimenta; Anastasiou, 2014) e a formação docente (Pimenta, 2009; Tardif, 2002) do curso de licenciatura em Letras. A pesquisa indica que somente o ECO não supre completamente as necessidades dos licenciandos, entretanto, sugere que o PRP permite uma integração mais efetiva entre teoria e prática, promovendo uma formação docente mais abrangente no preparo dos licenciandos para os desafios reais da profissão.