Com o passar do tempo, tornou-se perceptível o grande impacto que os jogos didáticos desempenham na formação e construção da aprendizagem dos discentes durante as aulas de química. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um jogo didático desenvolvido pelas residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP) da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), campus I, para aplicação nas aulas de química na educação básica. A metodologia utilizada consistiu na idealização, construção e aplicação de um jogo denominado de “cobras e escadas da química” para o ensino do conteúdo de hidrocarbonetos. O jogo cobras e escadas foi aplicado em duas turmas do 3° ano do ensino médio, pertencente a uma escola estadual na cidade de Arapiraca-AL onde se realizaram as atividades do PRP. Os resultados revelaram que o uso de jogos didáticos não é uma prática comum para os sujeitos analisados, e as suas concepções sobre o jogo aplicado fizeram inferir que a atividade lúdica proposta contribuiu para o fortalecimento e melhoria no ensino e aprendizagem da Química.