Este artigo objetiva apresentar as contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP/Capes) a partir dos objetivos propostos para o ensino da língua portuguesa por meio de textos literários em suas múltiplas linguagens aliadas aos recursos digitais. Nesta perspectiva, pretende discorrer sobre a importância da integração entre o ensino superior e a educação básica com vistas a elevar a qualidade na formação do professor de Língua Portuguesa. O texto destaca o cumprimento das competências gerais que regem os documentos legais, principalmente no quesito de valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, bem como sobre o processo contínuo de aprender e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. Adotamos os referenciais teóricos e metodológicos de Niskier (2003) e Morin (2001) quando eles se referem à linguagem em sua relação humana; Schneuwly e Dolz (2015)que exploram os gêneros literários em suas múltiplas possibilidades de leitura e, sobre o ensino das questões linguísticas relacionadas aos aspectos formais da língua portuguesa, adotamos as concepções de Antunes (2007). Nessa perspectiva, abrimos um leque de discussões sobre a imersão dos licenciandos em programas como o Residência Pedagógica, a partir da construção de espaços que possibilitam o conhecimento da realidade escolar por meio de reflexões sobre uma prática criativa e transformadora, que proporciona a reconstrução e a definição de teorias que devem sustentar o trabalho docente por meio da pesquisa e da prática.