O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neurobiológica complexa, que interfere no desenvolvimento das habilidades sociais, comportamentais e educacionais da criança em idade escolar. Este transtorno é caracterizado por uma gama sintomatológica, tornando sua compreensão única. No contexto educacional, essas nuances se ampliam, tornando à inclusão e o processo de ensino e aprendizagem um desafio. Neste contexto, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) ocupa um papel fundamental na promoção da inclusão e no desenvolvimento das crianças com TEA, fornecendo um ambiente adequado e estratégias específicas de ensino. Assim, considerando essa abordagem, este artigo tem como objetivo explorar o autismo no contexto do Atendimento Educacional Especializado, analisando não apenas os desafios enfrentados por estudantes com TEA, mas também as práticas eficazes e inclusivas que podem ser adotadas para apoiar seu crescimento acadêmico, social e emocional. O artigo examinará ainda as estratégias pedagógicas específicas e alguns dos métodos de ensino que têm mostrado sucesso no apoio aos alunos com TEA. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de revisão bibliográfica, desenvolvido a partir da coleta, análise e síntese de trabalhos já publicados sobre o tema. Este estudo aponta que a inclusão de alunos autistas no contexto educacional especializado não é apenas uma questão de política escolar, mas também de justiça social e que por meio de esforços colaborativos e um compromisso contínuo com a compreensão e aceitação, podemos criar um futuro educacional mais inclusivo e equitativo para todas as crianças, incluindo aquelas com Transtorno do Espectro Autista.