Atualmente a Educação Inclusiva tem ganhado destaque como tema relevante devido ao crescimento das discussões acerca da integração de estudantes com deficiência nas escolas. Neste contexto, essa pesquisa discute questões relacionadas a Educação Inclusiva buscando identificar os obstáculos enfrentados pelas escolas de ensino fundamental do município de Monteiro-PB para atender o público-alvo da Educação Especial. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, iniciada no Núcleo de Apoio à Educação Especial e, posteriormente, seguindo critérios estabelecidos, visitando escolas do município. As informações foram coletadas por meio de questionário aberto, com perguntas sobre acessibilidade, recursos pedagógicos, financeiros e outros aspectos oferecidos pelo município para o funcionamento da Educação Especial. Como resultados, percebemos a necessidade de um maior esforço por parte dos órgãos responsáveis, pois, ainda, identificamos nas escolas desafios físicos, técnicos e de preparo profissional. Em contrapartida a essas barreiras, ações de formação e encontros estão sendo viabilizados periodicamente pela secretaria de educação do município para saná-las. Destacamos, ainda, que é necessário um maior envolvimento da comunidade escolar e das famílias, visando à integração das pessoas com deficiência na sociedade. É importante ressaltar a relevância acadêmica desse trabalho, uma vez que, a Educação Inclusiva tem se mostrado de grande importância para que crianças e adolescentes possam desenvolver competências e habilidades favorecendo a inclusão e reduzindo as desigualdades.