A VIABILIDADE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA COMUNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL DE MONTEIRO – PB
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108538 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 729 "inscrito_id" => 3309 "titulo" => "A VIABILIDADE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA COMUNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL DE MONTEIRO – PB" "resumo" => "Atualmente a Educação Inclusiva tem ganhado destaque como tema relevante devido ao crescimento das discussões acerca da integração de estudantes com deficiência nas escolas. Neste contexto, essa pesquisa discute questões relacionadas a Educação Inclusiva buscando identificar os obstáculos enfrentados pelas escolas de ensino fundamental do município de Monteiro-PB para atender o público-alvo da Educação Especial. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, iniciada no Núcleo de Apoio à Educação Especial e, posteriormente, seguindo critérios estabelecidos, visitando escolas do município. As informações foram coletadas por meio de questionário aberto, com perguntas sobre acessibilidade, recursos pedagógicos, financeiros e outros aspectos oferecidos pelo município para o funcionamento da Educação Especial. Como resultados, percebemos a necessidade de um maior esforço por parte dos órgãos responsáveis, pois, ainda, identificamos nas escolas desafios físicos, técnicos e de preparo profissional. Em contrapartida a essas barreiras, ações de formação e encontros estão sendo viabilizados periodicamente pela secretaria de educação do município para saná-las. Destacamos, ainda, que é necessário um maior envolvimento da comunidade escolar e das famílias, visando à integração das pessoas com deficiência na sociedade. É importante ressaltar a relevância acadêmica desse trabalho, uma vez que, a Educação Inclusiva tem se mostrado de grande importância para que crianças e adolescentes possam desenvolver competências e habilidades favorecendo a inclusão e reduzindo as desigualdades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Educação Matemática inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3309_TB729_19062024134022.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELAINE DA SILVA VIANA SOARES" "autor_nome_curto" => "HELAINE" "autor_email" => "helaine.soares@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108538 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 729 "inscrito_id" => 3309 "titulo" => "A VIABILIDADE DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA COMUNIDADE ESCOLAR MUNICIPAL DE MONTEIRO – PB" "resumo" => "Atualmente a Educação Inclusiva tem ganhado destaque como tema relevante devido ao crescimento das discussões acerca da integração de estudantes com deficiência nas escolas. Neste contexto, essa pesquisa discute questões relacionadas a Educação Inclusiva buscando identificar os obstáculos enfrentados pelas escolas de ensino fundamental do município de Monteiro-PB para atender o público-alvo da Educação Especial. Para alcançar o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, iniciada no Núcleo de Apoio à Educação Especial e, posteriormente, seguindo critérios estabelecidos, visitando escolas do município. As informações foram coletadas por meio de questionário aberto, com perguntas sobre acessibilidade, recursos pedagógicos, financeiros e outros aspectos oferecidos pelo município para o funcionamento da Educação Especial. Como resultados, percebemos a necessidade de um maior esforço por parte dos órgãos responsáveis, pois, ainda, identificamos nas escolas desafios físicos, técnicos e de preparo profissional. Em contrapartida a essas barreiras, ações de formação e encontros estão sendo viabilizados periodicamente pela secretaria de educação do município para saná-las. Destacamos, ainda, que é necessário um maior envolvimento da comunidade escolar e das famílias, visando à integração das pessoas com deficiência na sociedade. É importante ressaltar a relevância acadêmica desse trabalho, uma vez que, a Educação Inclusiva tem se mostrado de grande importância para que crianças e adolescentes possam desenvolver competências e habilidades favorecendo a inclusão e reduzindo as desigualdades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Educação Matemática inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV196_MD1_ID3309_TB729_19062024134022.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELAINE DA SILVA VIANA SOARES" "autor_nome_curto" => "HELAINE" "autor_email" => "helaine.soares@aluno.uepb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }