Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

COMBATE ÀS IDEOLOGIAS RACIAIS PROPAGADAS A PARTIR DAS TEORIAS DARWINIANAS: OLHAR PARA PRÁTICA DE ENSINO DE CIÊNCIAS DE ONTEM E HOJE

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

Este trabalho apresenta parte das inquietações oriundas das discussões no Programa de Pós Graduação latu sensu desenvolvido na Universidade Federal de Campina Grande e a intersecção com as atividades docentes que desenvolvemos. Compreendemos que a sociedade vem passando por várias modificações sociais, principalmente no campus discursivo somos a todo momento bombardeados a refletir sobre fala, conceitos e comportamentos naturalizados, mas que traduzem e enfatizam em seu bojo o preconceito e a exclusão nas múltiplas esferas. Dentre as várias discussões, a que mais nos incomoda refere-se às teorias raciais, preconizadas e incorporada na ideologia popular e das elites ao longo do tempo, ao qual atribuímos o mérito às teorias darwinistas. Teórico renomado e o fruto de seus trabalhos referendados e inseridos em livros didáticos de Ciências e de Biologia devido as suas contribuições para os avanços nos estudos da evolução, no entanto, no ensino de ciências e Biologia, sentimos que alguns postulados de sua teoria deveriam ter um olhar mais pormenorizado por parte dos docentes para questões que enfatizam o racismo e a depreciação de seres humanos. Neste ínterim, este trabalho emerge tendo como objetivo propor uma reflexão sobre o surgimento das ideologias raciais e como o ensino de ciências e Biologia podem ser relevantes para desconstruir ideologias e crenças equivocadas. Para tanto, faremos uso da pesquisa bibliográfica, ao qual recorremos a teóricos como Cortez (2005), Bolsanello (1996), Freire (1996), Munanga (2003). É necessário e urgente o combate às práticas racistas, que por muitas vezes são negadas e nesse sentido as aulas de ciências podem ser de grande relevância.

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