A literatura surda é conceituada como um artefato da comunidade surda registrado de modo visual, criado, adaptado e traduzido por surdos em suas produções em língua de sinais, seja ele um poema, conto, história ou piada. Isso ocorre mediante os registros históricos em língua de sinais e experiências visuais feitos pelos mesmos. O artigo tem por objetivo analisar o processo metodológico do ensino dos gêneros narrativos literários em Libras com os estudantes surdos atendidos nas escolas que possuem a Sala de Recursos Multifuncionais-SRM. A metodologia adotada deu-se por meio de uma pesquisa bibliográfica qualitativa em plataformas científicas como: Scielo, Google acadêmico, Sucupira, entre outros. Além, dos teóricos que deram suporte a pesquisa como: Damázio (2007), Felipe (2001), Karnopp (2006; 2008; 2009; 2010), Klein (2011), Libâneo (1991; 1998), Mantoan (2003; 2006), Mittler (2005), Mourão (2009; 2011; 2012), Pimenta (1997), Quadros (1997; 2006), Rosa (2005; 2006; 2009; 2011), Strobel (2008; 2009; 2013). Os resultados da coleta de dados foram reunidos e discutidos em um plano de análise a partir dos resultados publicados e evidenciados conforme o objetivo do estudo. Com isso, percebeu-se a necessidade dos professores instrutores de Libras na sua prática pedagógica planejar e aprofundar os conhecimentos sobre os gêneros narrativos literários em línguas de sinais com metodologia de ensino acessível por meio dos recursos tecnológicos disponível no seu campo de atuação, proporcionando ao estudante surdo o contato com o seu artefato cultural literário na escola. Dessa forma, o artigo busca contribuir com o desenvolvimento das habilidades e aprendizagens dos estudantes surdos no atendimento educacional especializado, serviço ofertado na sala de recursos multifuncionais para que se torne, de fato, inclusiva e alcance os objetivos propostos.