A Educação Brasileira atual necessita de transformações na busca de melhorias, pois sofre com a falta de investimentos e com o despreparo dos profissionais em mediar conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade justa, inclusiva, colaborativa e transformadora. Com o desenvolvimento a partir da equipe educacional, especialmente na formação contínua dos educadores, tais necessidades se tornarão realidade, desde que a Gestão Escolar seja democrática, facilitadora e incentivadora, inclusive implementando a temática sobre a diversidade étnica e cultural. O presente estudo teve como objetivo principal analisar como tem sido implementada a temática sobre a diversidade étnica e cultural nas escolas brasileiras. Para coleta de dados foram realizadas entrevistas com 6 gestores e 10 professores perfazendo um total de 16 sujeitos da pesquisa. As entrevistas forneceram materiais suficientes para visualizarmos a importância e a necessidade de trabalharmos este tema da diversidade étnica e cultural nas escolas, com todos os profissionais da educação, para que eles se sintam seguros e capazes de abordar o tema com tranquilidade, leveza e conhecimentos suficientes para desmistificar tabus e preconceitos que permeiam nossa sociedade, geradores de sofrimento e violência. A educação é capaz de transformar o sofrimento em resolução de conflitos, mesmo sofrimento enraizado por séculos, trazendo paz e união com respeito e trocas enriquecedoras especialmente de um povo tão miscigenado e rico culturalmente como os brasileiros.