A Língua Brasileira de Sinais (Libras) desempenha um papel fundamental na área médica, pois possibilita uma comunicação eficaz entre profissionais de saúde e pacientes surdos. A comunicação é um aspecto essencial no contexto médico, onde informações precisas e claras são essenciais para o diagnóstico correto, o planejamento do tratamento e o cuidado adequado ao paciente. Dessa forma, o presente trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido na Afya Faculdade de Ciências Médicas de Garanhuns durante a disciplina eletiva de Libras. O projeto consistiu em uma proposta cultural na qual os alunos exploraram a criatividade por meio da fotografia, vídeo ou recursos gráficos, com o objetivo de demonstrar a importância da Libras no cotidiano. Este estudo busca contribuir para a compreensão da relevância da Libras na formação médica e na prática clínica, destacando a necessidade de uma comunicação inclusiva e eficaz com pacientes surdos. Através da análise das produções dos alunos, evidencia-se como a integração da Libras pode promover uma maior acessibilidade e qualidade no atendimento médico, além de sensibilizar os profissionais de saúde para a importância da inclusão linguística. Para fundamentar essa abordagem, destaca-se Vygotsky (1984) que em sua teoria socioconstrutivista o desenvolvimento cognitivo é mediado pelo ambiente social e cultural, enfatizando a relevância das interações sociais na construção do conhecimento. Além de autores como Quadros (2006) e Gesser (2009), que discutem a importância da Libras como meio de comunicação e expressão cultural da comunidade surda, bem como sua relevância no contexto educacional e profissional, especialmente na área da saúde. Este estudo contribui para ampliar o debate sobre a inclusão de pessoas surdas no campo da medicina e para promover práticas pedagógicas mais inclusivas e sensíveis às necessidades linguísticas e culturais dessa comunidade.