Hoje em dia, muitos professores reconhecem a importância da Língua de Sinais como ferramenta essencial para a comunicação e o desenvolvimento linguístico dos alunos surdos em escolas públicas, ressaltando a relevância do professor de Libras e a necessidade de metodologias adequadas para o desenvolvimento educacional desse público. Essa Língua permeia a comunidade surda desde sua infância, acompanhando em toda a sua vida como meio de contato com o mundo. Contudo, o ensino da Libras ainda não é uma realidade em todas as escolas com alunos surdos. Além disso, é notória a necessidade de formação específica para que os docentes possam atuar em um ambiente bilíngue, buscando desenvolver competências linguísticas na Língua de Sinais e habilidades pedagógicas que lhes permitam contribuir para o letramento. A partir dessas ideias, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que buscou identificar estudos e práticas pedagógicas relacionadas ao ensino da Libras em salas comuns e de AEE, abordando as dificuldades e desafios enfrentados pelos professores nesse contexto. O objetivo desta pesquisa é evidenciar a importância de uma metodologia adequada que adote o ensino da Libras como primeira língua dos surdos, e assim, esses alunos possam desenvolver as competências linguísticas presentes na BNCC, destacando, a importância do ensino da Libras como uma forma de inclusão social desse grupo. Os resultados preliminares deste estudo apontam que ainda é necessário investir em estudos que se concentrem nos processos de ensino-aprendizagem da Libras nas escolas. Além disso, identificamos uma carência na disponibilidade de materiais didáticos para essa finalidade, o que dificulta a atuação dos docentes nesta área. Dessa forma, com a continuação desse trabalho, esperamos estimular discussões sobre práticas pedagógicas mais eficazes para o ensino da Libras em escolas públicas e, assim, contribuir para que os docentes adotem metodologias que possibilitem o letramento em Libras de seus alunos surdos.