ENSINO DE LIBRAS EM ESCOLAS PÚBLICAS: CAMINHO PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE SURDOS
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108383 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 513 "inscrito_id" => 2566 "titulo" => "ENSINO DE LIBRAS EM ESCOLAS PÚBLICAS: CAMINHO PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE SURDOS" "resumo" => "Hoje em dia, muitos professores reconhecem a importância da Língua de Sinais como ferramenta essencial para a comunicação e o desenvolvimento linguístico dos alunos surdos em escolas públicas, ressaltando a relevância do professor de Libras e a necessidade de metodologias adequadas para o desenvolvimento educacional desse público. Essa Língua permeia a comunidade surda desde sua infância, acompanhando em toda a sua vida como meio de contato com o mundo. Contudo, o ensino da Libras ainda não é uma realidade em todas as escolas com alunos surdos. Além disso, é notória a necessidade de formação específica para que os docentes possam atuar em um ambiente bilíngue, buscando desenvolver competências linguísticas na Língua de Sinais e habilidades pedagógicas que lhes permitam contribuir para o letramento. A partir dessas ideias, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que buscou identificar estudos e práticas pedagógicas relacionadas ao ensino da Libras em salas comuns e de AEE, abordando as dificuldades e desafios enfrentados pelos professores nesse contexto. O objetivo desta pesquisa é evidenciar a importância de uma metodologia adequada que adote o ensino da Libras como primeira língua dos surdos, e assim, esses alunos possam desenvolver as competências linguísticas presentes na BNCC, destacando, a importância do ensino da Libras como uma forma de inclusão social desse grupo. Os resultados preliminares deste estudo apontam que ainda é necessário investir em estudos que se concentrem nos processos de ensino-aprendizagem da Libras nas escolas. Além disso, identificamos uma carência na disponibilidade de materiais didáticos para essa finalidade, o que dificulta a atuação dos docentes nesta área. Dessa forma, com a continuação desse trabalho, esperamos estimular discussões sobre práticas pedagógicas mais eficazes para o ensino da Libras em escolas públicas e, assim, contribuir para que os docentes adotem metodologias que possibilitem o letramento em Libras de seus alunos surdos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD4_ID2566_TB513_21032024214059.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENI SANTOS DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "Mileni Freitas" "autor_email" => "milenifreitas25@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108383 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 513 "inscrito_id" => 2566 "titulo" => "ENSINO DE LIBRAS EM ESCOLAS PÚBLICAS: CAMINHO PARA A INCLUSÃO SOCIAL DE SURDOS" "resumo" => "Hoje em dia, muitos professores reconhecem a importância da Língua de Sinais como ferramenta essencial para a comunicação e o desenvolvimento linguístico dos alunos surdos em escolas públicas, ressaltando a relevância do professor de Libras e a necessidade de metodologias adequadas para o desenvolvimento educacional desse público. Essa Língua permeia a comunidade surda desde sua infância, acompanhando em toda a sua vida como meio de contato com o mundo. Contudo, o ensino da Libras ainda não é uma realidade em todas as escolas com alunos surdos. Além disso, é notória a necessidade de formação específica para que os docentes possam atuar em um ambiente bilíngue, buscando desenvolver competências linguísticas na Língua de Sinais e habilidades pedagógicas que lhes permitam contribuir para o letramento. A partir dessas ideias, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que buscou identificar estudos e práticas pedagógicas relacionadas ao ensino da Libras em salas comuns e de AEE, abordando as dificuldades e desafios enfrentados pelos professores nesse contexto. O objetivo desta pesquisa é evidenciar a importância de uma metodologia adequada que adote o ensino da Libras como primeira língua dos surdos, e assim, esses alunos possam desenvolver as competências linguísticas presentes na BNCC, destacando, a importância do ensino da Libras como uma forma de inclusão social desse grupo. Os resultados preliminares deste estudo apontam que ainda é necessário investir em estudos que se concentrem nos processos de ensino-aprendizagem da Libras nas escolas. Além disso, identificamos uma carência na disponibilidade de materiais didáticos para essa finalidade, o que dificulta a atuação dos docentes nesta área. Dessa forma, com a continuação desse trabalho, esperamos estimular discussões sobre práticas pedagógicas mais eficazes para o ensino da Libras em escolas públicas e, assim, contribuir para que os docentes adotem metodologias que possibilitem o letramento em Libras de seus alunos surdos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 14 - Educação de Surdos, deficiência visual e surdocegueira" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV196_MD4_ID2566_TB513_21032024214059.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MILENI SANTOS DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "Mileni Freitas" "autor_email" => "milenifreitas25@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }