REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: FOMENTANDO UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108435 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 579 "inscrito_id" => 648 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: FOMENTANDO UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo fazer um levantamento das publicações de estudos que abordam a formação de professores para uma prática inclusiva no contexto da Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, cujos artigos analisados se encontram nos anais do Congresso Internacional de Educação Inclusiva (CINTEDI) até o presente momento, quatro edições. Através da pesquisa nos anais do evento, utilizando os temos “formação de professor” encontramos, no I CINTEDI - nove artigos publicados, II CINTEDI - quatorze artigos publicados, III CINTEDI – doze artigos publicados e no IV CINTEDI - três artigos publicados. A partir destes, buscamos relacionar os artigos que trouxessem a educação matemática como foco da formação de professores, restando apenas um artigo que se enquadra no âmbito supracitado. Revelando, a partir do exposto, que é necessário investir na formação inclusiva no que diz respeito a prática do ensino de Matemática, tendo em vista que em um evento de tamanha magnitude para a divulgação cientifica, não haja pesquisas que tragam discussões importantes para o desenvolvimento da área. Pensar na formação de professores, em destaque a formação de professores de matemática, estes que sejam agentes de mudança implicados em garantir um ensino de qualidade que promova, também, inclusão e equidade, evidenciando assim as problemáticas de uma formação inicial cujos currículos não correspondem as necessidades sociais, escassez de pesquisas e falta de investimentos pra o desenvolvimento de projetos de extensão, nos instigam a continuar (re)pensando uma pratica cada vez mais sólida, assim desenvolvendo cada dia mais uma educação matemática inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Educação Matemática inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID648_TB579_04042024193520.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO EMANUEL DOMINGOS DE MOURA" "autor_nome_curto" => "TIAGO MOURA" "autor_email" => "temannuel@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108435 "edicao_id" => 352 "trabalho_id" => 579 "inscrito_id" => 648 "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: FOMENTANDO UMA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo fazer um levantamento das publicações de estudos que abordam a formação de professores para uma prática inclusiva no contexto da Educação Matemática. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, cujos artigos analisados se encontram nos anais do Congresso Internacional de Educação Inclusiva (CINTEDI) até o presente momento, quatro edições. Através da pesquisa nos anais do evento, utilizando os temos “formação de professor” encontramos, no I CINTEDI - nove artigos publicados, II CINTEDI - quatorze artigos publicados, III CINTEDI – doze artigos publicados e no IV CINTEDI - três artigos publicados. A partir destes, buscamos relacionar os artigos que trouxessem a educação matemática como foco da formação de professores, restando apenas um artigo que se enquadra no âmbito supracitado. Revelando, a partir do exposto, que é necessário investir na formação inclusiva no que diz respeito a prática do ensino de Matemática, tendo em vista que em um evento de tamanha magnitude para a divulgação cientifica, não haja pesquisas que tragam discussões importantes para o desenvolvimento da área. Pensar na formação de professores, em destaque a formação de professores de matemática, estes que sejam agentes de mudança implicados em garantir um ensino de qualidade que promova, também, inclusão e equidade, evidenciando assim as problemáticas de uma formação inicial cujos currículos não correspondem as necessidades sociais, escassez de pesquisas e falta de investimentos pra o desenvolvimento de projetos de extensão, nos instigam a continuar (re)pensando uma pratica cada vez mais sólida, assim desenvolvendo cada dia mais uma educação matemática inclusiva." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Educação Matemática inclusiva" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD1_ID648_TB579_04042024193520.pdf" "created_at" => "2024-07-10 10:52:55" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO EMANUEL DOMINGOS DE MOURA" "autor_nome_curto" => "TIAGO MOURA" "autor_email" => "temannuel@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva" "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI" "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }