O presente artigo apresenta o relato de experiência da utilização do anime "Hataraku Saibou" como recurso didático para auxiliar no aprendizado e fixação de conceitos importantes das disciplinas de Hematologia, Imunologia e Microbiologia do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Análises Clínicas. A proposta de utilização do anime como recurso didático foi desenvolvida e aplicada por uma estagiária do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), do Instituto Federal de Goiás (IFG), de modo a transmitir mais que conceitos teóricos, estimulando a imaginação e a empatia dos alunos pelos temas trabalhos em sala de aula. A aplicação dessa abordagem foi realizada por acompanhamento dirigido a um estudante que enfrenta desafios educacionais devido ao transtorno do espectro autista (TEA), transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e deficiência intelectual (DI) leve. Como resultados, a intervenção possibilitou ao aluno superar suas dificuldades de atenção e aprendizado, facilitando sua integração e sucesso acadêmico dentro de um ambiente inclusivo. Além disso, possibilitou uma maior compreensão do conteúdo, estimulando a curiosidade e motivação do estudante, e promovendo uma aprendizagem mais eficaz e duradoura. De forma geral, esse método de ensino também pode ser valioso para outros alunos, típicos ou não.