O artigo investiga os desafios enfrentados por professores que ensinam crianças com deficiências no contexto do ensino regular. Abordando a importância da inclusão e da adaptação das práticas pedagógicas, o estudo busca compreender os obstáculos encontrados pelos educadores e as estratégias adotadas para promover uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos. A pesquisa, realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, revela que a falta de recursos adequados é um dos principais desafios enfrentados pelos professores, dificultando a adaptação do material didático e o suporte personalizado aos alunos. Além disso, a diversidade de necessidades presentes em sala de aula e a necessidade de capacitação e apoio foram identificadas como áreas críticas que requerem atenção. Os resultados destacam a importância da inclusão social e da aceitação pelos colegas, bem como da colaboração com profissionais de apoio. A pesquisa ressalta a necessidade de políticas e diretrizes claras que apoiem a implementação eficaz da inclusão no ensino regular, tendo em vista o não cumprimento do que é previsto em relação ao acesso no ensino regular, desde profissionais capacitados e aptos para auxiliar o professor regente. Em suma, o estudo destaca os desafios significativos enfrentados pelos professores, mas também aponta para oportunidades de superação por meio de investimentos em recursos, capacitação e políticas educacionais inclusivas, visando criar ambientes escolares mais equitativos e enriquecedores para todos.